Publicidade

Opera lança navegador com agentes de IA para fazer compras e programar

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Opera
Divulgação/Opera
Tudo sobre Opera

A Opera anunciou nesta quarta-feira (28) a chegada do Opera Neon, novo navegador da empresa norueguesa criado com agentes de IA nativos. Essas ferramentas conseguem automatizar ações em diversas áreas, como criar linhas de código, preencher formulários ou organizar todo o processo de compra. 

O Neon vai trazer os recursos exclusivos de IA numa assinatura paga, ainda sem valores revelados. A empresa já tinha assistentes de inteligência artificial em seus navegadores e até lançou um agente para compras no começo do ano, mas agora concentrou todas as opções na mesma plataforma.

“Trata-se de passar de uma navegação passiva para uma colaboração ativa com agentes de IA”, comenta o diretor sênior de produtos de IA da Opera, Henrik Lexow, para o Canaltech. “Agentes não apenas respondem a comandos, mas entendem seus objetivos, agem em seu nome e ajudam a transformar suas ideias em realidade”, adiciona.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como o Opera Neon funciona

O navegador é dividido entre três pilares principais — Chat (“Conversar”, em tradução livre), Make (“Criar”) e Do (“Fazer”). Entenda as diferenças:

  • Chat: um assistente para responder a comandos em textos rapidamente, fazer pesquisas e trazer informações rápidas, similar ao que a atual Aria já desempenha no navegador;
  • Make: motor de IA capaz de executar tarefas simultâneas, gerar códigos de programação e criar sites, sistemas ou games pelo navegador. 
  • Do: ferramenta inspirada no Browser Operator, capaz de fazer tarefas automáticas como preencher formulários, concluir reservas, fazer compras e interagir com sites.

O motor de IA do Neon é hospedado na nuvem, então é possível pedir para a IA fazer atividades complexas e continuar o trabalho mesmo quando você não estiver conectado ao dispositivo

A intenção é de que os agentes consigam compreender o conteúdo de uma página da web para interagir sem interrupções. 

“Eles podem planejar uma viagem, fazer compras por você, automatizar fluxos de trabalho ou até criar ativos digitais completos, como sites ou jogos. Esses agentes transformam intenção em ação: em vez de apenas buscar, você está colaborando com uma IA que entende o que você quer alcançar e executa os próximos passos com você”, explica Henrik Lexow.

O diretor ainda aponta que o uso de IA para buscas já é algo consolidado, mas a empresa poderia ir além com mais ferramentas do tipo. “O navegador é onde as pessoas passam mais tempo online, por isso é o local ideal para que agentes inteligentes ajudem os usuários a automatizar, pesquisar e criar”, completa.

Nova era da web

Continua após a publicidade

Para a Opera, o segmento está entrando numa fase chamada “Web 4.0” — a Web 1.0 foi representada ainda nos anos 1990 com páginas estáticas, a 2.0 trouxe mais interações, a 3.0 introduziu plataformas descentralizadas e a 4.0 é baseada nos agentes de IA.

A empresa entende que sites vão precisar adaptar o design e a arquitetura para a atuação dos agentes, cada vez mais ativos e autônomos.

Disponibilidade

Continua após a publicidade

Por enquanto, o Neon ainda não pode ser acessado. Pessoas interessadas podem entrar na lista de espera no site oficial do navegador (operaneon.com) e receber novidades sobre o lançamento.

Vale reforçar que os agentes de IA serão oferecidos a partir de uma assinatura paga.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Carregamento solar: por que smartphones com a tecnologia não conquistam o mercado nem estão à venda

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*