Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OpenAI tentou contratar Scarlett Johansson para dublar ChatGPT, diz atriz

Por| 21 de Maio de 2024 às 08h13

Link copiado!

Divulgação/EuropaCorp
Divulgação/EuropaCorp

A treta entre Scarlett Johansson e a OpenAI ganhou mais um capítulo ainda na última segunda (20). Depois de a dona do ChatGPTsuspender a voz da IA chamada Sky após acusações de semelhanças com a estrela hollywoodiana, a atriz de Os Vingadores afirmou que a companhia liderada por Sam Altman tentou contratá-la para o serviço antes de tudo.

O comunicado de Johansson foi publicado pelo jornalista Bobby Allyn no X, antigo Twitter. Na mensagem, a atriz conta ter recebido um convite do próprio Altman em setembro de 2023 para dar voz ao ChatGPT.

“Ele me contou que sentia que, ao dar minha voz ao sistema, eu poderia tapar o buraco entre empresas de tecnologia e criativos e ajudar os consumidores a se sentirem confortáveis em relação a grande transformação relacionada a humanos e IAs”, escreveu a artista, que já interpretou uma IA no cinema no filme Ela, de 2023.

Continua após a publicidade

Sem negócio e surpresa

Johansson diz que conversou com sua equipe a respeito do tema, mas decidiu recusar a oferta. Contudo, nove meses depois foi avisada por amigos e parentes de que a voz “Sky”, do ChatGPT, era muito parecida com ela.

“Quando ouvi a demonstração, fiquei em choque, com raiva e não acreditei que o senhor Altman tivesse ido atrás de uma voz que soava muito similar a minha a ponto de meus amigos mais próximos e veículos de notícia não conseguissem notar a diferença”, prossegue a artista.

Ainda segundo Scarlett Johansson, Sam Altman teria insinuado que a similaridade da voz de Sky era intencional ao tuitar a palavra “Her” no dia do anúncio do GPT-4o, na última semana. Isso seria referência justamente ao filme estrelado pela atriz no qual ela dubla a assistente de IA Samantha.

Novo contato

Continua após a publicidade

Depois do lançamento de uma demonstração do “ChatGPT 4.0”, como descreve a artista, Altman teria a contatado novamente para tentar uma nova negociação, o que também não foi adiante.

“Como resultado das ações [de Sam Altman], fui forçada a contratar apoio jurídico, que escreveu duas cartas para o senhor Altman e para a OpenAI, definindo o que eles haviam feito e solicitando que detalhasse o processo exato por meio do qual eles criaram a voz ‘Sky’. Como consequência, a OpenAI relutantemente concordou em derrubar a voz ‘Sky’”, segue o comunicado.

“Em que todos estamos nos debatendo com deepfakes e a proteção de nossa imagem, nosso próprio trabalho, nossa própria identidade, creio que essas questões merecem clareza absoluta”, escreve a atriz.

Como a OpenAI cria vozes

Continua após a publicidade

Em um texto publicado ontem (20) no seu blog oficial, a OpenAI não havia comentado sobre qualquer contato entre a companhia e a atriz, apenas informou que a voz havia sido criada por uma atriz profissional usando o seu tom de voz natural.

"Acreditamos que as vozes de IA não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade — a voz da Sky não é uma imitação Scarlett Johansson, pois pertence a uma atriz profissional diferente que usa o seu tom de voz natural para falar", explicou a companhia. A identidade da dubladora não foi revelada por questão de privacidade.