OpenAI confirma que não testa anúncios no ChatGPT e muda sugestões no chatbot
Por João Melo |

Executivos da OpenAI afirmam que o ChatGPT não está testando anúncios de outras empresas na plataforma. Segundo a companhia, a integração com outros aplicativos dentro da ferramenta causou confusões, e foi necessário ajustar as sugestões exibidas pelo chatbot.
- ChatGPT com anúncios? Código do app sugere a chegada de propagandas
- Spotify é integrado ao ChatGPT para você criar playlists com prompts de IA
Usuários vinham reclamando que a IA estaria exibindo propagandas de outros aplicativos durante as interações, alimentando a suposição de que a implementação de anúncios estaria em fase de testes.
Nick Turley, chefe do ChatGPT na OpenAI, usou sua conta oficial no X (antigo Twitter) e foi enfático ao afirmar que os rumores sobre a exibição de anúncios não procedem e que nenhum teste desse tipo está em andamento.
"Estou vendo muita confusão sobre rumores de anúncios no ChatGPT. Não há testes de anúncios em andamento — qualquer captura de tela que você tenha visto é falsa ou não é um anúncio. Se decidirmos seguir com anúncios, adotaremos uma abordagem cuidadosa. As pessoas confiam no ChatGPT, e qualquer coisa que fizermos será pensada para respeitar isso”, escreveu Turley na postagem.
Quem também se posicionou foi Mark Chen, diretor de pesquisa da OpenAI. O executivo respondeu a uma publicação de um usuário que se queixava da exibição do suposto anúncio e pedia a possibilidade de desativar essa opção.
“Concordo que qualquer coisa que pareça propaganda precisa ser tratada com cuidado, e nós falhamos nesse aspecto. Desativamos esse tipo de sugestão enquanto aprimoramos a precisão do modelo. Também estamos buscando controles melhores para que você possa diminuir ou desativar essa função, caso não a considere útil”, escreveu Chen.
Anúncios ou integração de apps?
Apesar da reação negativa dos usuários do ChatGPT diante de notificações relacionadas a aplicativos de outras empresas, essa funcionalidade faz parte da integração de apps à IA da OpenAI.
Anunciado em outubro, o recurso permite que os usuários acessem e controlem aplicativos de terceiros diretamente por um prompt no chatbot. Para utilizá-lo, basta digitar “@” e mencionar o aplicativo em questão, seguido do comando desejado.
Como destacaram os executivos da OpenAI, a sugestão de integração era exibida de uma forma que podia se assemelhar a uma propaganda, o que gerou confusão. Segundo a empresa, melhorias serão implementadas antes que esse tipo de notificação volte a aparecer.
Leia também:
- 3 anos de ChatGPT: relembre como era a primeira versão do chatbot de IA
- Do mais barato ao mais caro: o que muda nos planos do ChatGPT?
- ChatGPT ganha conversas em grupo para coordenar projetos no app
VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)