O Waze funciona offline?
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno Salutes |

Perder o sinal de internet durante uma viagem com GPS pode ser preocupante para traçar novas rotas ou procurar informações sobre trânsito. Por isso, existe uma dúvida comum se o Waze funciona offline e o que pode ser feito nessas situações.
A resposta é: não, o Waze não possui um modo offline que permite baixar os mapas, mas existe uma alternativa. O app precisa da internet para calcular a sua rota e exibir atualizações em tempo real sobre o trânsito, radares, acidentes na pista, congestionamento, entre outras opções.
No entanto, é comum que o sinal de internet oscile e até fique insuficiente durante uma viagem na estrada. Nesses casos, se você já iniciou um trajeto pelo Waze, ainda é possível acompanhar as rotas. Essa é, portanto, uma das formas de utilizar o aplicativo sem conexão com a internet.
Como usar o Waze offline
Só é possível usar o Waze sem internet se você já iniciou uma navegação no aplicativo. Portanto, quando estiver em um local com Wi-Fi ou sinal estável de dados móveis, procure pelo destino final e já inicie a rota pelo Waze. Mantenha o app aberto e, na hora de sair de casa, siga as instruções.
Mesmo sem a conexão com a internet, o Waze ainda usa os serviços de localização do seu celular para informar o caminho. Por outro lado, o uso offline não vai mostrar informações sobre o trânsito, radares e rotas alternativas para evitar congestionamento. A partir do momento em que a conexão for reestabelecida, o aplicativo atualizará os dados.
Vale ressaltar que muitas operadoras de telefonia móvel oferecem planos que incluem o uso gratuito do Waze. Dessa forma, o uso do app para navegação não consome o seu pacote de dados móveis.
Como usar aplicativos de navegação por GPS offline?
Nessa situação, vale a pena conferir o modo offline do Google Maps. É possível baixar mapas da sua cidade, de regiões próximas ou de um trajeto específico antes de uma viagem. Essa opção garante que o aplicativo criará rotas alternativas quando se perder do trajeto original, mas também não oferecerá atualizações sobre o trânsito.