Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O app inDrive é seguro?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Fevereiro de 2023 às 13h00

Link copiado!

Mockup: Graphberry
Mockup: Graphberry

O inDrive é um aplicativo de viagens com um grande diferencial: nele, os passageiros podem propor um valor para a corrida e negociar a pedida com motoristas, como em um leilão. A empresa opera no Brasil desde 2018.

Por outro lado, é comum que clientes tenham a dúvida se o inDrive é seguro. No mesmo molde de funcionamento de outros apps de transportes, as corridas são aceitas por motoristas aleatórios, e preocupações sobre segurança são recorrentes.

Primeiramente, vale a pena conhecer quais recursos de segurança são oferecidos no aplicativo para passageiros e motoristas. Com essas informações, também é possível comparar com o leque de serviços oferecidos por outros concorrentes, como 99 e Uber. Saiba mais a seguir.

Continua após a publicidade

Quais são os recursos de segurança do inDrive?

Para fazer o login na plataforma, o inDrive solicita verificação em duas etapas com código enviado por SMS. Além disso, todo usuário cadastrado precisa realizar verificação facial com uma selfie.

Durante as corridas, o aplicativo inclui um botão rápido de segurança com três ações: é possível ligar para a polícia e para o SAMU, além de compartilhar o trajeto com outras pessoas. O link da viagem permite identificar o destino, posição atual e nome do motorista. Além disso, o app exibe a qualificação média do motorista e uma lista com as avaliações mais recentes que o profissional recebeu.

A qualquer momento, também é possível acessar o chat de suporte pelo aplicativo do inDrive. A área pode ser acessada pelo menu do app ou pela lista de viagens mais recentes.

Para motoristas, a plataforma exige verificação dos documentos de identidade, inclui um seguro nas corridas, informa os endereços de partida e destino, e mostra um aviso sobre áreas de risco. Entretanto, a empresa não presta mais informações sobre os critérios usados para determinar o que é uma região considerada arriscada.

InDrive, 99 e Uber: qual oferece mais opções de segurança?

Em comparação com Uber e 99, outros concorrentes populares de aplicativos de viagens, o inDrive possui menos recursos de segurança. Os três apps apresentam muitas funções similares, principalmente para a verificação de motoristas e passageiros, mas a concorrência leva vantagem com mais ferramentas à disposição.

Continua após a publicidade

Uber e 99 possuem recursos para gravar o áudio das corridas, salvar contatos de segurança e mecanismos que informam quando a rota segue um desvio muito longo ou fica parada por muito tempo. Veja, a seguir, um comparativo entre as três operações:

RecursoinDrive99Uber
Verificação em duas etapasTemTemTem
Botão de segurança para chamar a polícia ou emergênciasTemTemTem
Canal de suporte para reclamaçõesTemTemTem
Opção para compartilhar o trajetoTemTemTem
Gravação de áudio das corridasNão temTemTem
Avisos sobre mudança na rotaNão temTemTem
Possibilidade de pedir corrida a terceirosNão temTemTem
Aba de contatos de confiançaNão temTemTem
Código de segurança para entrar em corridasNão temNão temTem
Botão para bloquear motoristas ou passageirosNão temTemNão tem
Opção para motoristas mulheres oferecerem corridas apenas para pessoas do mesmo sexoNão temTemTem

O inDrive é seguro?

Mesmo com uma lista de recursos menor do que a de concorrentes, o inDrive ainda tem funcionalidades que ajudam e identificar e denunciar problemas durante as viagens. Ou seja, caso encontre alguma situação prejudicial, ainda é possível encontrar detalhes do trajeto, nome do motorista, veículo e outras informações úteis.

Continua após a publicidade

Porém, o suporte do aplicativo é alvo de muitas reclamações. Em consulta no portal ReclameAqui em janeiro de 2023, a empresa responde apenas a 36,2% dos comentários. Para efeito de comparação, a 99 tem taxa de resposta de 100% nas solicitações do site.