Novo beta do WhatsApp traz mudanças de navegação e promete bloqueio de prints

Por Rafael Arbulu | 16 de Abril de 2019 às 11h59
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

A próxima versão beta do WhatsApp, submetida para o programa de testes da Play Store (Android), traz algumas melhorias na interface de usuário, além de uma promessa que pode ajudar ou complicar muita gente. Segundo informações do WABetaInfo, a versão 2.19.106 do beta deve ganhar, nas próximas semanas, um recurso de autenticação que abre o app de mensagens por meio da impressão digital — a custo de travar permanentemente a possibilidade de “printar” conversas.

Primeiramente, vamos ao que a nova versão já tem: se você for um membro do programa de testes beta do WhatsApp no Android (é possível se inscrever pela própria página do app na loja da Google), a versão 2.19.106 altera alguns recusos de navegação: stickers e emojis, por exemplo, serão exibidos em duas abas vizinhas, com design de apresentação similar aos adesivos do Instagram (o recurso vem sendo chamado de “WhatsApp Doodle”), conforme a imagem abaixo:

Nova apresentação das abas de stickers e emoji, em novo beta do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Repare que, dentro da aba de stickers, será possível ver as categorias de adesivos favoritos, bem como determinar aqueles terceirizados e aqueles padronizados oficialmente no aplicativo. Mais além, essa reformulação traz novos usos para os adesivos: para começar, há uma aba de busca por eles, e agora é possível “colá-los” em imagens compartilhadas, tal qual se vê nos stories do Facebook e Instagram.

Agora, sobre a promessa: a função de “Autenticação” é a que traz novas formas de proteger o usuário do WhatsApp. Acionável pelo menu de configurações, esse recurso permitirá que o app seja aberto e fechado de maneira independente da UI do Android, exigindo a impressão digital do proprietário para destravá-lo.

A ativação desse recurso, porém, automaticamente vai travar qualquer possibilidade de tirar uma screenshot (o famoso “printar a tela”) da janela de conversa. O WhatsApp não esclareceu os motivos para inserir essa parte da função, mas especulamos que tenha algo a ver com proteger usuários que printem imagens dos stories, por exemplo, ou ainda aqueles que consigam prender uma imagem em um print mesmo que o usuário que a enviou delete a mensagem em seguida.

Contudo, isso pode abrir um panorama perigoso: prints também são usados para a defesa de acusações infundadas, servindo até mesmo como prova pela justiça brasileira. Não é certo o impacto que isso pode trazer a casos do tipo, entretanto a capacidade desse tipo de registro pode ser recuperada se o recurso de autenticação pela digital for desativado.

A nova versão do beta já se encontra disponível para download, mas algumas funções estão sendo liberadas gradualmente.

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.