Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo app Modo Trânsito bloqueia ligação se você estiver dirigindo

Por| 01 de Outubro de 2019 às 17h40

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

É inegável que usar o celular enquanto você dirige é uma escolha muito perigosa, e já é considerada a oitava maior causa de mortes no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Tendo isso em mente, nesta terça (1), a Seguradora Líder lançou o aplicativo Modo Trânsito DPVAT, que bloqueia o recebimento de ligações e mensagens enquanto o usuário dirige, e envia recados automáticos às pessoas que fizerem contato. Por enquanto, o app está disponível apenas para Android, com download gratuito. No entanto, a empresa afirma que a versão para iOS será lançada em breve.

O app funciona assim: se a tentativa de contato foi realizada por mensagem de texto ou ligação, o retorno automático é feito com um SMS. Caso seja feita por WhatsApp, o app enviará uma mensagem automática pelo mesmo canal. O app já vem com algumas opções de textos já prontos, como: "Estou dirigindo. Para garantir a minha segurança e de todos, respondo em breve", mas o motorista também pode personalizar. Depois que fizer o download, o usuário pode entrar por meio da conta do Facebook ou Google, ou ainda criar um login. Aí é só configurar as respostas para os contatos do celular ou selecionar uma mensagem automática. Em seguida, basta clicar em "Ativar" ao iniciar a viagem, e "desativar" assim que chegar ao destino, para que o celular volte a receber ligações e mensagens normalmente.

O superintendente de Operações da Seguradora Líder, Arthur Froes, explica que o lançamento do aplicativo é uma iniciativa para contribuir com a diminuição das estatísticas de acidentes no país. "O uso do celular ao volante vem se tornando um hábito entre os motoristas, alcançando a terceira posição no ranking de principais causas de acidentes fatais no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet)", afirma. "Além disso, apenas no primeiro semestre deste ano, o Seguro DPVAT pagou mais de 18 mil indenizações por mortes no trânsito. Com o Modo Trânsito DPVAT, portanto, a Seguradora Líder busca auxiliar os condutores a manterem o foco exclusivamente na direção, evitando distrações com o telefone e, consequentemente, diminuindo as ocorrências durante o tráfego de veículos", acrescenta.

Continua após a publicidade

O DPVAT é um seguro obrigatório de caráter social que protege mais de 209 milhões de brasileiros em casos de acidentes de trânsito. Ele pode ser destinado a qualquer cidadão acidentado em território nacional (motorista, passageiro ou pedestre). O Modo Trânsito já pode ser baixado agora mesmo no Google Play.