Novo app da Adobe entrega se uma foto foi manipulada ou não

Por Felipe Junqueira | 07 de Novembro de 2019 às 12h57

O Photoshop facilitou bastante a vida de fotógrafos e entusiastas com poderosas ferramentas de correção e edição de imagens. De tal maneira que, hoje em dia, é muito difícil detectar quando uma fotografia foi manipulada digitalmente.

A Adobe sabe disso, e um grupo da própria empresa criou um software para ajudar nessa tarefa. A ferramenta About Face foi apresentada durante a conferência Adobe Max, na qual desenvolvedores da empresa demonstram projetos experimentais.

O funcionamento é bem simples: você joga uma imagem no aplicativo e ele lê cada pixel para identificar se houve manipulação, analisando cada pedacinho para ver se algo foi esticado, o que leva outra área a ter pixels comprimidos. Aparentemente, a novidade só funciona com edições da ferramenta Liquify, mas pode ser apenas um projeto inicial.

Ferramenta About Face mostra probabilidade de manipulação e áreas suspeitas (Imagem: Reprodução/Adobe)

Além de mostrar uma probabilidade de manipulação na imagem, o About Face também mostra um mapa de calor das áreas suspeitas de edição e até tenta desfazer as alterações. Essa segunda tarefa talvez ainda precise de ajustes, caso o app realmente venha a ser lançado oficialmente algum dia.

Em um mundo cheio de deepfakes, notícias falsas com imagens manipuladas e afins, uma ferramenta que detecta edições em imagens pode ser uma boa notícia. Resta esperar para ver se a Adobe leva o projeto adiante.

Fonte: Adobe

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.