Publicidade

Novo app da Adobe entrega se uma foto foi manipulada ou não

Por| 07 de Novembro de 2019 às 12h57

Link copiado!

Novo app da Adobe entrega se uma foto foi manipulada ou não
Novo app da Adobe entrega se uma foto foi manipulada ou não

O Photoshop facilitou bastante a vida de fotógrafos e entusiastas com poderosas ferramentas de correção e edição de imagens. De tal maneira que, hoje em dia, é muito difícil detectar quando uma fotografia foi manipulada digitalmente.

A Adobe sabe disso, e um grupo da própria empresa criou um software para ajudar nessa tarefa. A ferramenta About Face foi apresentada durante a conferência Adobe Max, na qual desenvolvedores da empresa demonstram projetos experimentais.

O funcionamento é bem simples: você joga uma imagem no aplicativo e ele lê cada pixel para identificar se houve manipulação, analisando cada pedacinho para ver se algo foi esticado, o que leva outra área a ter pixels comprimidos. Aparentemente, a novidade só funciona com edições da ferramenta Liquify, mas pode ser apenas um projeto inicial.

Continua após a publicidade

Além de mostrar uma probabilidade de manipulação na imagem, o About Face também mostra um mapa de calor das áreas suspeitas de edição e até tenta desfazer as alterações. Essa segunda tarefa talvez ainda precise de ajustes, caso o app realmente venha a ser lançado oficialmente algum dia.

Em um mundo cheio de deepfakes, notícias falsas com imagens manipuladas e afins, uma ferramenta que detecta edições em imagens pode ser uma boa notícia. Resta esperar para ver se a Adobe leva o projeto adiante.

Fonte: Adobe