Novo 99 | Conheça a nova versão do aplicativo, que foca na usabilidade

Por Patrícia Gnipper | 23 de Janeiro de 2018 às 14h07

No início do ano, a 99 foi adquirida pela chinesa Didi Chuxing, e, agora, a companhia acaba de revelar sua grande reformulação do aplicativo. As mudanças chegaram focando na usabilidade, tornando o app mais fácil de usar, além de anunciar novos recursos de segurança para motoristas e passageiros.

Temporariamente chamado de Novo 99, o app está sendo liberado em formato de atualização do aplicativo já existente de maneira faseada, com término da liberação a todos os usuários previsto para a próxima sexta-feira (26). Entre as novidades, está um novo algoritmo de inteligência artificial capaz de acelerar a distribuição das corridas, resultando em até 20% menos tempo de espera para o passageiro.

A reformulação do app está em andamento há cerca de um ano, contando com engenheiros de software tanto da 99, quanto da Didi para tal.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para os passageiros

O app para passageiros da 99 agora traz a cotação da corrida em tempo real, permitindo que os usuários acompanhem minuto a minuto o valor, evitando possíveis surpresas desagradáveis no final do trajeto. E caso haja um cupom aplicado, o preço será exibido já considerando esse desconto.

Uma central de ajuda 24 horas foi inaugurada, oferecendo um FAQ para auxiliar os passageiros que tiverem dúvidas sobre o serviço, mas também é possível enviar uma mensagem para a central de suporte quando necessário. Além disso, o novo app traz um canal de comunicação entre motoristas e passageiros, permitindo o envio de mensagens pré-programadas além de um chat privado, que é encerrado assim que a corrida é finalizada. Dessa forma, não existe a possibilidade de um motorista continuar conversando com aquele passageiro após o chamado, garantindo a segurança e privacidade dos usuários. Esse chat permite a troca de mensagens de voz e em texto, sendo que o conteúdo escrito pode ser traduzido simultaneamente pelo app, que entende português, inglês e espanhol.

Ainda, agora é possível compartilhar o trajeto com amigos, que acompanham a viagem em tempo real no mapa. Entre as informações compartilhadas, além da localização do carro, os amigos recebem o nome do motorista e a placa do veículo.

O Novo 99 está sendo liberado no formato de atualização do app já existente, bastando atuallizar assim que a nova versão aparecer na App Store ou Play Store. Isso vale para os usuários da grande São Paulo, Rio de Janeiro e Baixada Santista, sendo que usuários de outros estados, que contam com o app 99 Pop, precisarão baixar o Novo 99 para conferir as novidades.

Para os motoristas

O novo app da 99 também vale para a versão voltada aos motoristas, trazendo a novidade chamada "Definir Destino". Esse recurso permite que o motorista configure, por exemplo, o endereço de sua casa na ida e volta do trabalho, para que o app direcione chamados àquele motorista que estejam dentro dessa rota. Dessa maneira, o motorista não volta para casa sem nenhuma corrida que esteja no mesmo trajeto, o que aumenta seus ganhos.

Outra novidade é o "Mapa do Preço Variável", que identifica as áreas da cidade onde há mais demanda naquele momento, permitindo que o motorista escolha se deslocar a essas regiões para ganhar um dinheirinho a mais. O motorista agora também consegue aceitar um chamado antes mesmo de encerrar a corrida em andamento, quando o endereço de origem for próximo do destino dessa outra corrida. Quando isso acontecer, o usuário receberá um aviso de que o motorista está encerrando uma corrida em andamento, e o buscará em "x" minutos.

O head de produtos da 99, João Costa, revelou também o que muda no que diz respeito à segurança. "Segurança é o nosso principal valor. Por isso, criamos um recurso que permite ao motorista avaliar o passageiro e, com isso, aumentamos a segurança do condutor, que terá mais informações sobre quem está entrando em seu carro". Ainda no âmbito da segurança, outra novidade é a chegada de um sistema que identifica potenciais áreas de risco, onde pode haver corridas suspeitas. Assim, o motorista pode recusar ou cancelar um chamado que tiver origem ou destino em uma região perigosa, contando com dados da Secretaria de Segurança Pública para essa definição.

Além disso, agora os motoristas podem acompanhar a evolução de sua receita em tempo real, consultando saldos e verificando o extrato do Cartão 99 a qualquer momento, podendo receber o valor logo após o encerramento da corrida.

João Costa, head de produtos da 99, anuncia novidades no app para motoristas (Foto:Canaltech)

E o motorista também pode ser avaliado pelos passageiros, sendo que essas notas e comentários servem como base para uma avaliação de desempenho. Com essas informações, a 99 sugere melhorias para cada motorista, que pode comparar sua avaliação com a de outros motoristas para continuar aprimorando o serviço prestado.

No momento, os motoristas da 99 estão trabalhando com os dois aplicativos ativos em seus smartphones (o antigo e o Novo 99). Isso é necessário durante a migração, para que nenhum usuário fique sem ser atendido até que todos (motoristas e passageiros) estejam com o aplicativo atualizado em seus aparelhos. Quando isso acontecer, o antigo app 99 será removido das lojas de aplicativos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.