Nova versão do Microsoft Edge para iOS lê páginas da web em voz alta

Nova versão do Microsoft Edge para iOS lê páginas da web em voz alta

Por Nathan Vieira | 13 de Agosto de 2019 às 08h00

O Edge, navegador da Microsoft, acabou de ser atualizado para a versão 44.6.1, disponível no sistema operacional iOS. Em meio a novos recursos, correções e melhorias, uma característica que se destaca nessa nova edição do browser é o modo de leitura em voz alta, que consiste em fazer a leitura de qualquer página da web ou notícia que o usuário queira.

Este é um passo que o Edge dá rumo à acessibilidade. A equipe do Canaltech testou o recurso, e notou que o mesmo funciona apenas em páginas em inglês, pelo menos até o momento. Ainda não se sabe quando o Edge vai conseguir ler em voz alta conteúdos em outros idiomas.

O recurso não funciona em outros idiomas que não sejam o inglês

Além de ajudar usuários que tenham dislexia ou algum outro fator que represente dificuldade em fazer uma leitura, o novo recurso do Edge também é responsável por agilizar a vida das pessoas que estão ocupadas e deixarão a leitura para segundo plano. É o caso de alguém que está no trânsito ou cozinhando, por exemplo. Outro aspecto interessante da leitura em voz alta é que o usuário também é capaz de controlar a velocidade com a qual o navegador deve ler a página em questão.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Um usuário no Twitter compartilhou o novo recurso, acompanhado de um vídeo mostrando exatamente como funciona: "Novidade! As versões mais recentes do Microsoft Edge Browser para iPhone têm leitura em voz alta e realce de palavras / linhas incorporado! Torna o texto mais acessível a todos", escreveu ele.

O Microsoft Edge foi anunciado pela primeira vez em janeiro de 2015. Inicialmente, ele foi lançado para Windows 10 e Xbox One, mas agora também conta com versões lançadas tanto para Android quanto para iOS. Resumidamente, ele é o sucessor do Internet Explorer, sendo o atual navegador padrão da Microsoft.

Fonte: MS Power User

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.