Publicidade

NotebookLM | Google lança no Brasil IA que analisa e resume textos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Junho de 2024 às 11h05

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google lançou oficialmente a ferramenta NotebookLM para mais de 200 países, incluindo o Brasil. O recurso usa o modelo de IA Gemini 1.5 Pro para analisar documentos de diferentes fontes, criar resumos e insights com base nesses dados e ainda responder a comandos de texto enviados pelo usuário. 

A principal diferença da ferramenta para o chatbot do Gemini está na origem da fonte: enquanto o chat do Google automaticamente pesquisa por conteúdos relevantes na internet, você é quem abastece o NotebookLM com links de sites, PDFs e outros arquivos de texto. Isso ajuda a criar um conteúdo mais segmentado, com base em informações mais confiáveis de cada pessoa e com materiais que não necessariamente estão disponíveis online.

Em teste feito pelo Canaltech, a ferramenta foi abastecida com alguns links de matérias e criou uma série de resumos apenas com base no material selecionado. Nesse caso, a IA pode ser usada para analisar conteúdos internos de uma empresa ou ajudar na educação, com base nos conteúdos criados pelos próprios professores numa sala de aula, por exemplo.

Continua após a publicidade

Melhorias no NotebookLM

O NotebookLM foi anunciado pela empresa em julho do ano passado, durante o Google I/O 2023, mas estava disponível para testes apenas nos EUA.

Além da distribuição global, o recurso ganhou mais novidades, como o uso do Gemini 1.5 Pro para comandos multimodais, a opção de usar slides do Apresentações do Google e URLs como fontes, além da presença de atalhos para mencionar as citações originais dentro dos textos, o que auxilia na checagem de fatos.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

“Desde o começo, nosso objetivo com o NotebookLM foi de criar uma ferramenta que ajude você a entender e explorar materiais complexos, fazer novas conexões a partir de uma informação e criar seus rascunhos rapidamente”, informa o Google em nota oficial, assinada pelo Diretor Editorial do Google Labs, Steven Johnson, e pela Product Manager da equipe, Raiza Martin.

“Você pode enviar fontes, como notas de pesquisa, transcrições de entrevistas e documentos corporativos, e instantaneamente o NotebookLM vira um expert no material que mais importa para você”, completa a empresa.

Como usar o NotebookLM

A ferramenta está disponível gratuitamente no Brasil:

Continua após a publicidade
  1. Acesse notebooklm.google.com;
  2. Faça login com a conta do Google;
  3. Clique em “Novo notebook”;
  4. Envie qualquer fonte de sua preferência;
  5. Aguarde os resumos da IA.

Após a análise das fontes, o NotebookLM cria um guia rápido com um esboço sobre o tema, perguntas frequentes, linha do tempo sobre os acontecimentos e uma tabela de conteúdos. Além disso, é possível usar a janela de chat para fazer instruções específicas, como destacar dados importantes ou explicar o conteúdo para uma sala de aula.

Você também pode conhecer o Perplexity Pages, nova ferramenta da Perplexity AI que transforma pesquisas rápidas na web em artigos prontos.