Nimo TV: como funciona a plataforma de streaming

Nimo TV: como funciona a plataforma de streaming

Por André Lourenti Magalhães | 26 de Agosto de 2020 às 18h45
Divulgação/Nimo TV

A Nimo TV (Android | iOS | Web) é uma plataforma de streaming de games e campeonatos de esports. Criada pela chinesa Huya Inc. em parceria com a Tencent games, reúne uma comunidade virtual e oferece opções de interatividade entre streamers e espectadores, além de um sistema de recompensa através de doações e tempo em transmissão.

A plataforma abrange lives de jogos para computadores e celulares, mas possui grande foco no mobile: jogos como Free Fire, Arena Of Valor e PUBG Mobile figuram entre os mais assistidos. Entre streamers exclusivos, existem diversos pro players e equipes tradicionais dos Esports, como Loud Gaming e Kabum Gaming. Saiba mais sobre o funcionamento da plataforma!

Nimo TV: como funciona

Página inicial da Nimo TV (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A plataforma pode ser acessada via navegador ou por aplicativos para celulares e desktop. Para quem deseja fazer transmissões, existem três possibilidades: através de chave de transmissão para uso em softwares de terceiros no computador, via aplicativo para desktop ou por aplicativo dedicado para streamers no celular (Android | iOS).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para criar uma conta, basta usar o número de celular e receber um código para cadastro. A tela principal exibe os principais streamers em atividade no momento. Ao entrar em um canal, um chat é exibido ao lado da transmissão. É possível increver-se - em formato similar à Twitch, através de pagamento mensal - ou oferecer doações durante as transmissões com gemas e moedas, duas categorias de dinheiro virtual dentro da Nimo TV.

Nimo TV: recompensas

Fãs podem enviar presentes com moedas e diamantes da plataforma (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A plataforma destaca-se por oferecer recompensas em dinheiro real para streamers populares. Para isso, utiliza algumas formas de monetização virtual como diamantes, gemas e moedas. Espectadores podem adquirir moedas e diamantes de duas formas diferentes: cumprindo desafios e abrindo baús ao assistir a uma transmissão ou comprando diamantes com dinheiro real. Esses diamantes podem ser usados para doações ou presentes aos streamers.

Quando um streamer recebe uma quantia em diamantes como presente, a plataforma automaticamente converte para gemas vermelhas, que podem ser futuramente trocadas por dinheiro. Existem, ainda, gemas azuis. Essas, no entanto, são entregues de acordo com a produtividade: a bonificação surge ao transmitir por mais tempo e acumular mais seguidores, por exemplo.

Nimo TV: interatividade

Espectadores recebem benefícios pelo tempo assistido (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Usando essas moedas virtuais, fica em evidência a importância da relação entre streamers e espectadores. A plataforma oferece opções dinâmicas de interação que vão além do método de inscrição em um canal. Durante uma live, espectadores podem oferecer diferentes presentes cosméticos ao streamer, pagando com moedas ou diamantes.

Para quem não deseja gastar dinheiro para enviar doações, é possível acumular diferentes benefícios com caixas de tesouro. A cada 10 minutos assistindo a uma transmissão, o usuário pode contestar uma bonificação que varia entre moedas e outros presentes.

Nimo TV: vantagens para streamers 

Alguns recursos são liberados ao evoluir na plataforma (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Se você procura entrar no ramo do streaming de games, o Nimo TV pode ser uma boa porta de entrada pelos benefícios oferecidos. Além da possibilidade de receber gemas pelos fãs e por produtividade na plataforma, é possível criar fã-clubes e interagir de uma forma mais direta com espectadores. Streamers populares também são beneficiados com mais gemas. Por isso, a plataforma disponibiliza um ranking com os canais mais famosos, os mais recentes em alta e os que mais acumulam diamantes.

A Nimo TV ainda possui um sistema de níveis com metas atingidas em cada live. Ao progredir, o canal pode receber novos recursos, como a URL personalizada, fã clube e a possibilidade de quiz. Pelo app para celulares, o streamer pode gerenciar os inscritos, além de delegar administradores para as lives.

Na parte financeira, existe uma tabela de remuneração dividida em classes para canais mais ativos. Atendendo aos requisitos de horas de transmissão e participações em eventos, usuários podem receber entre US$ 40, na classe mais baixa, e US$ 1200, na classe mais alta, além da possibilidade de um contrato oficial.

Nimo TV: eventos e campeonatos

Visualize campeonatos pelo app da plataforma (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A plataforma também destaca-se pelos seus eventos exclusivos e presença nos Esports. São transmitidos diferentes campeonatos profissionais, com uma agenda completa disponibilizada no “Centro de Competição de Esports”, dentro do app. Existem, também, eventos exclusivos da Nimo TV para recrutamento de streamers, oferecendo recompensas em dinheiro para novos canais que atenderem aos requisitos de criação de conteúdo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.