Publicidade

Netflix remove opção para transmitir episódios do celular para a TV

Por  | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

A Netflix encerrou silenciosamente o suporte ao recurso de transmissão (“Cast”) de filmes e séries do aplicativo móvel para a maioria das TVs e dispositivos de streaming, como o Chromecast. 

A mudança afeta usuários de todos os planos, e já consta na página oficial de ajuda da empresa um “o que fazer” ao não encontrar a opção de Cast.

Até pouco tempo, era possível utilizar o celular como um controle remoto para escolher o conteúdo e "jogar" a imagem para a televisão através do ícone de transmissão. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Agora, ao atualizar o aplicativo, a plataforma informa que não suporta mais o espelhamento de um dispositivo móvel para a "maioria das TVs e aparelhos de streaming".

A medida visa forçar o uso do aplicativo nativo instalado diretamente no televisor ou set-top box. Esta estratégia alinha o ecossistema Android ao que já ocorre no iOS, visto que a gigante do streaming removeu o suporte ao AirPlay em 2019.

A justificativa técnica para tais limitações geralmente envolve a garantia de uma reprodução mais estável, controle de bitrate e implementação de tecnologias de proteção de direitos autorais (DRM) mais robustas.

Regras para dispositivos antigos

A funcionalidade não foi extinta por completo, mas, tornou-se restrita. A transmissão pelo celular ainda funciona em Chromecasts de gerações anteriores.

Mas, caso o cliente seja assinante do plano “Padrão com anúncios”, o recurso de transmissão está bloqueado em qualquer dispositivo, inclusive em Chromecasts antigos.

O que fazer?

Com o fim do suporte ao botão "Cast" nos aparelhos mais novos, a orientação oficial da Netflix é simples: abandone o celular para esta função.

Continua após a publicidade

A empresa instrui os usuários a utilizarem o controle remoto que acompanha a TV ou o dispositivo de streaming para abrir o aplicativo da Netflix instalado no sistema e navegar pelo catálogo diretamente na tela grande.

Caso o ícone de transmissão apareça, mas não mostre sua TV, a recomendação é verificar se ambos os aparelhos estão na mesma rede Wi-Fi.

Veja também:

Continua após a publicidade

Ouça o Podcast Canaltech: