Netflix remove opção para transmitir episódios do celular para a TV
Por Marcelo Fischer Salvatico |

A Netflix encerrou silenciosamente o suporte ao recurso de transmissão (“Cast”) de filmes e séries do aplicativo móvel para a maioria das TVs e dispositivos de streaming, como o Chromecast.
- Netflix estuda compra da Warner Bros. Discovery
- Stranger Things: saiba qual é a duração dos primeiros episódios da 5ª temporada
A mudança afeta usuários de todos os planos, e já consta na página oficial de ajuda da empresa um “o que fazer” ao não encontrar a opção de Cast.
Até pouco tempo, era possível utilizar o celular como um controle remoto para escolher o conteúdo e "jogar" a imagem para a televisão através do ícone de transmissão.
Agora, ao atualizar o aplicativo, a plataforma informa que não suporta mais o espelhamento de um dispositivo móvel para a "maioria das TVs e aparelhos de streaming".
A medida visa forçar o uso do aplicativo nativo instalado diretamente no televisor ou set-top box. Esta estratégia alinha o ecossistema Android ao que já ocorre no iOS, visto que a gigante do streaming removeu o suporte ao AirPlay em 2019.
A justificativa técnica para tais limitações geralmente envolve a garantia de uma reprodução mais estável, controle de bitrate e implementação de tecnologias de proteção de direitos autorais (DRM) mais robustas.
Regras para dispositivos antigos
A funcionalidade não foi extinta por completo, mas, tornou-se restrita. A transmissão pelo celular ainda funciona em Chromecasts de gerações anteriores.
Mas, caso o cliente seja assinante do plano “Padrão com anúncios”, o recurso de transmissão está bloqueado em qualquer dispositivo, inclusive em Chromecasts antigos.
O que fazer?
Com o fim do suporte ao botão "Cast" nos aparelhos mais novos, a orientação oficial da Netflix é simples: abandone o celular para esta função.
A empresa instrui os usuários a utilizarem o controle remoto que acompanha a TV ou o dispositivo de streaming para abrir o aplicativo da Netflix instalado no sistema e navegar pelo catálogo diretamente na tela grande.
Caso o ícone de transmissão apareça, mas não mostre sua TV, a recomendação é verificar se ambos os aparelhos estão na mesma rede Wi-Fi.
Veja também:
- Ator de Euphoria é escalado para série live-action da Netflix
- IA analisa 150 mil teorias e prevê final de Stranger Things
- 5 séries de TV resgatadas pela Netflix
Ouça o Podcast Canaltech: