Microsoft, Google e Facebook se unem para viabilizar portabilidade de dados

Por Eduardo Hayashi | 20 de Julho de 2018 às 14h40
TUDO SOBRE

Microsoft

Mesmo com o avanço das tecnologias de armazenamento de dados online, um dos procedimentos mais complicados é o de transferir informações de um serviço para o outro, considerando não somente as barreiras de cada companhia a base de usuários, mas também eventuais problemas com as padronizações de dados, que são geralmente distintas entre si a depender de cada plataforma.

Para contornar essa limitação, a Google, a Microsoft, o Facebook e o Twitter anunciaram nesta sexta-feira (20) uma nova iniciativa para a criação de um sistema de portabilidade de dados entre suas plataformas.

Sob o nome de Data Transfer Project, o projeto de código aberto possui o objetivo de oferecer um ambiente de integração entre os diferentes serviços, viabilizando, dessa forma, uma portabilidade muito mais simplificada entre os serviços das empresas.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“Levar suas informações de um serviço a outro pode ser complicado porque cada um é construído de uma forma diferente e usa tipos diferentes de dados que podem exigir controles próprios de privacidade”, disse Steve Satterfield, diretor de privacidade e políticas públicas do Facebook.

Conforme explicou um representante da Google, todas as companhias envolvidas no projeto estão trabalhando na criação de ferramentas capazes de converter qualquer API proprietária para um formato de dados que possa ser aceito em qualquer um dos outros serviços das companhias envolvidas na iniciativa. O intuito desta nova parceria é o de ampliar cada vez mais esta lista de compatibilidade.

Mais detalhes sobre o Data Transfer Project podem ser acessados a partir deste link.

Fonte: MSPowerUser

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.