Microsoft Edge vai deixar você limitar o consumo de memória RAM do navegador
Por André Lourenti Magalhães | •

O Microsoft Edge prepara uma opção para ajustar manualmente o limite máximo de memória RAM consumida pelo navegador. De acordo com o site Windows Latest, a ferramenta ainda está em desenvolvimento e passa por testes na versão Canary do app.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Gemini consegue resumir vídeos do YouTube e analisar o que há na tela do Android
- Tela de atualização indica chegada do Android 15 em outubro
O recurso apresenta uma lista com várias opções de limites que podem ser escolhidos, desde ajustes mais leves até opções mais agressivas que reduzem ao máximo o uso da RAM no Edge. De acordo com a matéria original, um computador com 16 GB de RAM poderia rodar o navegador com um consumo de apenas 2 GB.
Além disso, a ferramenta pode ser ativada a qualquer momento ou apenas durante uma jogatina no PC — dessa forma, o navegador reduz o consumo e desloca os recursos para otimizar o desempenho de um jogo sem a necessidade de fechar o Edge.
Ainda não há previsão de lançamento da novidade, mas o recurso poderia trazer muitas vantagens para otimizar o Edge. Além do impacto nos jogos, o ajuste também poderia ser aplicado para quem roda aplicativos pesados de edição, por exemplo, ou pelo menos traria mais uma opção para gerenciar todos os recursos do PC.
Vantagem com relação ao Chrome
Caso a opção chegue à versão final do Edge, o navegador da Microsoft teria um trunfo com relação ao rival Google Chrome. Vale lembrar que o Chrome é frequentemente criticado pelo alto consumo de memória RAM, então o Edge aparece como uma alternativa para quem busca navegadores mais leves baseados em Chromium.
O Chrome até possui um modo de economia de memória que reduz a atuação de abas em segundo plano, mas ainda não tem uma ferramenta para determinar manualmente o consumo.
LEIA TAMBÉM:
- Mercado Pago permite transferir dinheiro de outras contas sem sair do app
- Uber Seu Preço permite negociar valor da corrida; veja como funciona
Fonte: Windows Latest