Publicidade

Microsoft Edge agora instala uma extensão sem aprovação do usuário

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

O Microsoft Edge agora instala uma extensão automaticamente sem pedir pela autorização do usuário. O plugin em questão é o Documentos Google off-line e a novidade está presente desde a versão 114.0.1823.58 do navegador.

Essa extensão é usada para controlar as plataformas da suíte de produtividade do Google (Apresentações, Documentos e Planilhas) sem conexão com a internet.

Apesar de parecer um bug, a novidade faz parte da lista de recursos da versão 114.0.1823.58, lançada em 22 de junho de 2023. Segundo o registro oficial da atualização, "a extensão Documentos Google Offline será pré-instalada e desativada por padrão no Microsoft Edge. Quando um usuário acessa o Google Docs, a exensão será ativada automaticamente".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Isso pode causar estranheza a alguns usuários do navegador por dois motivos. Primeiro, por instalar um conteúdo automaticamente — por mais que possa ser útil, é um material que pode consumir recursos do navegador mesmo que o usuário não saiba. Além disso, não é comum priorizar uma extensão do Google, principalmente considerando que a Microsoft tem a sua própria suíte de produtividade do Microsoft 365 para navegadores.

Recurso foi liberado aos poucos

A novidade é distribuída gradualmente desde a versão lançada no fim de junho, portanto pode demorar para chegar a todas as pessoas. Se você quiser removê-la, basta seguir estes passos:

  1. Clique no ícone de extensões;
  2. Selecione “Gerenciar extensões”;
  3. Veja se o complemento do Google Docs está presente;
  4. Clique em “Remover”.

Recentemente, o Edge também adicionou um recurso de IA integrado com o Bing para ajudar durante as compras online.