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Mercado Pago investe em novos serviços para alavancar sua carteira digital

Por| 28 de Janeiro de 2020 às 13h50

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Divulgação/Mercado Pago
Divulgação/Mercado Pago

Na última sexta-feira (24), o Mercado Pago - fintech do Mercado Livre - anunciou uma série de novos serviços e o início de uma oferta de crédito, tanto para comerciantes, quanto para compradores. O objetivo é alavancar a sua plataforma de carteira digital, um dos principais focos da companhia para 2020 e que, segundo a empresa, cresceu 170% até o final do terceiro trimestre de 2019, com 6,1 milhões de usuários.

Um dos principais destaques entre os novos serviços é a chamada Central de Descontos. Trata-se de um marketplace com milhares de estabelecimentos e que permitem o pagamento de produtos e serviços via QR Code embarcado no aplicativo do Mercado Pago (e também no app do Mercado Livre). A plataforma permite que o usuário tenha acesso a ofertas em tempo real e faça uso dos descontos diretamente na carteira digital do app.

Ainda no universo dos QR Codes, o Mercado Pago anunciou também que está amplicando o uso dessa tecnologia junto à redes de supermercados em diversos estados do país. Entre eles, estão a Lopes (São Paulo), Zona Sul (Rio de Janeiro) e Muffato (Paraná), além de estabelecimentos do segmento pet, como Petz e Cobasi, farmacêutico (Drogal) e restaurantes, como Outback, Giraffas e Madero e serviços de limpeza como a 5àsec. Em todos eles, será possível efetuar pagamentos via QR Code, a partir da carteira digital do Mercado Pago.

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O potencial do setor de QR Code foi mostrado em números: segundo a companhia, são 16 milhões de consumidores que podem fazer uso desta tecnologia entre usuários somados do app do Mercado Pago e Mercado Livre. Além disso, estima-se que haja 170 mil vendedores que aceitam essa forma de pagamento, somando 1,5 milhão de terminais POS, compatíveis com esta tecnologia.

Pagamento de impostos e boletos pelo app

Para além do QR Code, Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago, anunciou que a carteria digital do app também permitirá o pagamento de impostos, agendamento de boletos, além da possíbilidade de fazer recarga em serviços pré e pós-pago de telefonia e TV. O executivo não divulgou uma data exata de quando essas funcionalidades estarão à disposição do usuário, mas sinalizou que algumas delas estarão ativadas já no primeiro semestre de 2020. O uso da carteira digital do Mercado Pago também para uso de apps de mobilidade como Uber e 99 também está sendo estudado.

Números

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Durante a apresentação, o VP do Mercado Pago apresentou números que comprovam a confiança da empresa para expandir a sua carteira digital. Segundo ele, no terceiro trimestre de 2019, foram transacionados volumes de US$ 7,6 bilhões, um aumento de 94,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, US$ 4 bilhões em transações ocorreram fora da plataforma (via Mercado Livre), recorde para um trimestre. Além disso, US$ 1 bilhão foram movimentados dentro da carteira digital da marca, um aumento de 34,9%. "Sem contar que o app do Mercado Pago é o 5° que mais cresce no Brasil, segundo um levantamento da AppAnnie", afirmou Tulio. "Com isso, estamos presentes em 7,2 milhões de smartphones pelo país".

Empréstimos

Por fim, o Mercado Pago também anunciou que a sua carteira digital passa a oferecer linhas de crédito tanto à comerciantes, quanto consumidores. Clientes pré-aprovados poderão fazer compras tanto no Mercado Livre, quanto em lojas online que aceitem o Mercado Pago. Além disso, eles poderão ainda adquirir empréstimos pessoais.

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Na primeira fase do processo, Tulio Oliveira afirmou que foram concedidos R$ 1,4 bilhão em créditos, sendo que 70% desse valor eram para clientes recorrentes. Já na segunda fase, serão R$ 351 milhões para 3,1 milhões de clientes pré-aprovados.

“Estamos liderando um movimento pioneiro no setor, empoderando o consumidor e trazendo os varejistas para nossa carteira digital, o que abre a ampla gama de possibilidades de campanhas conjuntas de fidelização, gerando valor para as duas pontas. Criamos um modelo que permitirá escalar a oferta de descontos de forma sustentável”, explica Oliveira.