Publicidade

7 aplicativos de transporte público para se locomover em São Paulo no Carnaval

Por| 15 de Fevereiro de 2020 às 15h30

Link copiado!

Canaltech
Canaltech
Tudo sobre Moovit

O Carnaval 2020 está cada vez mais próximo, e já é época de se programar para comparecer aos bloquinhos de rua e assistir aos desfiles. No entanto, um detalhe importantíssimo para curtir a festividade em questão é chegar no lugar sem se perder, além de ficar a par do melhor meio de transporte para se locomover. Tendo isso em mente, fizemos uma listinha para você com os sete melhores aplicativos de transporte público para se locomover em São Paulo.

1 - Moovit

Quando se fala em aplicativos de transporte público, talvez o primeiro que venha à mente seja o Moovit, o mais famoso do nicho. O Moovit pode guiar você do local de partida até o local de chegada, e fornece os horários dos trens e ônibus, mapas, horários de chegada em tempo real. Além disso, o app também dispõe de algo que vale principalmente nessa época do ano: alertas que informam alterações e/ou interrupções no serviço das linhas. Isso, é claro, além das instruções passo a passo da melhor rota de ônibus, trem, metrô, VLT, bonde, bicicleta ou de rotas combinadas com diferentes modais.

Continua após a publicidade

O app, que pode ser encontrado para download gratuito tanto para dispositivos Android quanto iOS, também disponibiliza aos usuários mapas com todos os pontos, estações, rotas e linhas e também mapas disponíveis em PDF para que você possa ter acesso quando estiver off-line. O Moovit atua com SPTrans, Metrô SP, CPTM, EMTU e outras empresas de transporte.

2 - OnibusSP

O aplicativo OnibusSP, disponível para download tanto para dispositivos Android quanto iOS, permite localizar linhas de ônibus em São Paulo em tempo real. Funciona da seguinte maneira: o aplicativo exibe em um mapa o local em que determinada linha de ônibus está, podendo mostrar mais de um veículo em atividade pela cidade.

Continua após a publicidade

Para utilizá-lo, basta apenas digitar o número da linha a ser pesquisada e escolher qual o sentido a ser exibido no mapa. Vale lembrar que ainda há uma opção para favoritar linhas de ônibus, para acessar a localização do veículo de maneira ainda mais rápida.

3 - Cadê o Ônibus?

Provavelmente essa é uma pergunta que já perdurou pela cabeça de muitos. No entanto, esse aplicativo ajuda a respondê-la. Basicamente, ele atende tanto São Paulo e Região (SPTrans e EMTU) como outras cidades também, como Teresina (STrans), Rio de Janeiro (Capital) e Curitiba.

Continua após a publicidade

Na prática, o app permite pesquisar linhas de ônibus, ver em Tempo Real, aonde estão os ônibus, ver a previsão de chegada do ônibus, adicionar suas linhas mais usadas aos Favoritos, ver o melhor trajeto para chegar ao seu destino, consultar todas as ruas que seu ônibus irá passar, ficar a par do horário de saída do terminal, acessar ao mapa metropolitano da cidade, ver todos os pontos de ônibus ao seu redor e as linhas que passam nos pontos de ônibus e até colaborar com outros usuários.

O app também notifica sobre problemas com o trem ou o metrô e até fornece acesso Rápido na tela de Favoritos para verificar se há algum problema no transporte público. Disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS, o Cadê Meu Ônibus é gratuito.

4 - CittaMobi

Continua após a publicidade

O CittaMobi não apenas informa o tempo de chegada dos ônibus, como também mostra a melhor rota de um ponto a outro e os próprios itinerários das linhas de ônibus. Um diferencial do aplicativo é que ele ainda vende créditos para cartões de transporte e até disponibiliza um botão para aviso de incidente grave.

No aplicativo, é possível marcar suas linhas e pontos favoritos para a sua navegação pelo app ficar ainda mais simples. Em poucos cliques você sabe quanto tempo falta para o seu ônibus chegar. Além de São Paulo, o aplicativo de transporte público também está presente em mais 300 cidades. Você pode baixá-lo em seu dispositivo Android ou iOS.

5 - Metrô de São Paulo Oficial

Continua após a publicidade

Claro que o aplicativo oficial não poderia ficar de fora dessa lista. O app Metrô de São Paulo Oficial permite que os usuários acompanhem em tempo real o status operacional de cada linha e também oferece uma simulação do passo-a-passo para o caminho mais rápido entre duas estações, seu tempo e custo esperados e mapas dos arredores. No app também fica disponível um mapa visual com todas as linhas do Metrô.

Um diferencial é que também dá para verificar o valor das tarifas, telefones úteis e horários de funcionamento de cada estação. É possível baixá-lo em Android e iOS.

6 - Ônibus ao Vivo

Continua após a publicidade

Usuários do Android e do iOS podem acompanhar o trajeto do seu ônibus e a situação dos trens e do Metrô em tempo real com o aplicativo Ônibus ao Vivo quando forem passar o Carnaval em São Paulo (embora o app também se estenda a outras regiões, como Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre ou Belo Horizonte). Ele permite localizar a melhor e mais rápida linha de ônibus para seu destino, acompanhar no mapa o trajeto do ônibus e o horário estimado de chegada, ver a situação das linhas de trens e metrô próximas e escolher o melhor caminho e até favorite suas linhas, paradas e trajetos mais frequentes.

Com esse aplicativo de transporte público, é possível saber a posição em tempo real de todos os ônibus, bem como sua estimativa de horário de chegada e receber alertas em tempo real para a situação caso aconteça algo com os trens ou metrôs. O diferencial do aplicativo é identificar ônibus adaptados para pessoas com necessidades especiais e explorar a rota feita por uma linha, tal como a localização de todas as paradas no trajeto.

7 -  São Paulo Guia de Metrô e mapa interativo

Continua após a publicidade

Certo. No caso desse aplicativo, o nome é bem autoexplicativo. Trata-se, basicamente, de um mapa em que é possível construir o melhor caminho em torno da cidade utilizando o sistema de metrô, calcular o tempo de viagem, distância e custo da viagem até a estação desejada e encontrar a estação de metrô mais próxima de você.

Também é possível ver o seu próprio percurso em tempo real no mapa interativo, e aprender a informação mais importante sobre o cronograma do metro, preços e formas de pagamento de tarifa. O mapa também funciona off-line, sendo uma boa escapatória para situações de emergência. Pode ser baixado para Android.