Melhores aplicativos para fazer vídeos no celular

Melhores aplicativos para fazer vídeos no celular

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 26 de Novembro de 2021 às 19h00
(Imagem: Reprodução/Angela Compagnone/Unsplash)

Quem não gosta da praticidade de poder editar vídeos na palma da mão? Atualmente, existem centenas de aplicativos dedicados a essa função. E, nessa lista interminável, é possível encontrar programas um tanto quanto decepcionantes. Para otimizar o seu tempo, o Canaltech selecionou as melhores opções disponíveis para Android e iOS.

Embora todos os aplicativos listados sejam excelentes, cada um deles possui suas peculiaridades e pontos fortes. Portanto, leia atentamente cada descrição para descobrir qual corresponde melhor às suas necessidades.

Os 5 melhores apps para fazer vídeo no celular

Antes de prosseguir, vale ressaltar que todos as opções são gratuitas. É possível, contudo, que alguns recursos sejam pagos ou estejam restritos a assinatura de algum plano. Mas, fique tranquilo: grande parte das ferramentas citadas a seguir estão liberadas para todos os usuários.

InShot (Android l iOS)

O InShot é um dos editores mais baixados da Google Play Store (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Com mais de 12 milhões de downloads na Google Play Store, o InShot foi coroado como um dos principais editores para celular da atualidade. Compatível com Android e iOS, o app conquista o usuário pela simplicidade, que é apresentada logo na tela inicial — e passa um ar quase infantil.

Não julgue o livro pela capa: o InShot é um aplicativo potente com dezenas de ferramentas. Com o editor, o usuário pode mesclar vídeos, censurar fragmentos do clipe, adicionar texto, transições, efeitos, diferentes filtros e a lista continua.

Bastante utilizado para a criação de vídeos destinados ao Instagram ou TikTok, o maior trunfo do InShot é entregar eficiência e simplicidade. Embora esse não seja o aplicativo mais completo, ele certamente é o mais acessível.

GoPro Quik (Android l iOS)

O GoPro tem como foco vídeos mais curtos e dinâmicos (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Com o nome de uma das fabricantes de câmeras mais famosas do mundo, o GoPro Quik não deixa a desejar. Com um design enxuto e recursos mais limitados, o editor vai na contramão do InShot e outros concorrentes.

Apesar disso, o aplicativo entrega excelentes resultados para usuários que buscam edições mais simples, porém com qualidade. O app permite inserir texto e músicas no clipe, bem como criar linhas do tempo. O seu ponto forte, contudo, são os temas — que transformam o vídeo e tornam qualquer produção mais dinâmica e profissional.

CapCut (Android l iOS)

O CapCut possui as ferramentas de edição mais avançadas entre os demais apps (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

O CapCut, embora não seja um dos editores mais conhecidos dessa lista, é uma excelente opção para quem busca mais possibilidades de edição. O aplicativo reúne todos os recursos mais básicos, incluindo transições, efeitos, a opção de adicionar textos, músicas e elementos no clipe.

A variedade de funções já seria suficiente para conquistar um lugar nessa seleção. O CapCut, contudo, surpreende ao oferecer opções avançadas de edição. Além da geração de legendas automáticas, o app ainda possui o recurso Chroma Key (também conhecido como “fundo verde”) que permite fazer montagens com um toque mais profissional.

Filmr (Android)

Com um design simples, o Filmr aposta na praticidade (Imagem: Reprodução/Filmr)

O Filmr é outro editor que une um design intuitivo a ferramentas potentes. Infelizmente, o aplicativo está disponível apenas para aparelhos Android. Ao contrário do InShot e do CapCut, a versão gratuita do editor é menos generosa.

Apesar disso, a plataforma ainda é uma alternativa interessante para quem está em busca de uma edição mais simples que inclua, por exemplo, a adição de músicas, textos, cortes e montagens. Ainda é possível acelerar e rotacionar os clipes com o app.

iMovie (iOS)

O iMovie é ideal para fazer montagens e criar trailers (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Com uma proposta mais simples assim como o GoPro Quick, o iMovie é um editor de vídeos focado no iOS. Através dele, é possível fazer montagens, adicionar transições, músicas e planos de fundo. O destaque deste aplicativo é a possibilidade de criar trailer no estilo “Holywood”.

Agora que você conhece os melhores aplicativos para fazer vídeos no celular, escolha aquele que mais combina com você e coloque a mão na massa!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.