Publicidade

Medium pode lançar recurso que permitirá ler textos de outros sites em seu app

Por| 06 de Setembro de 2019 às 14h11

Link copiado!

Medium pode lançar recurso que permitirá ler textos de outros sites em seu app
Medium pode lançar recurso que permitirá ler textos de outros sites em seu app

Parece que o Medium está se preparando para testar um novo recurso. A função permitirá aos usuários salvar e formatar conteúdos da web para leitura posterior no aplicativo da plataforma. Quem descobriu a nova ferramenta, ainda não anunciada, foi Jane Manchun Wong, uma desenvolvedora e pesquisadora de segurança, que encontrou a novidade através de engenharia reversa no app.

Chamado “Save to Medium” - ou “Salvar no Medium”, em bom português - o novo recurso mostrará aos leitores uma opção de guardar no aplicativo do Medium os textos abertos no navegador ou mesmo em outros apps. Com isso, ele deixará de ter o foco em oferecer aos usuários conteúdos criados em sua própria plataforma, e passará a ser também um app de leitura, como o Instapaper, por exemplo.

Continua após a publicidade

Algumas complicações podem surgir caso essa ferramenta seja liberada aos usuários, conforme alguns já estão alertando. Salvar textos da web em um aplicativo de leitura significa mover o conteúdo dos anúncios do editor ou redator e a possibilidade de “burlar” os paywalls. Embora alguns dos outros apps de leitura também façam isso, a situação pode ser mais complicada para o Medium, porque a plataforma também opera com seu próprio paywall em alguns casos. Isso pode trazer algumas dores de cabeça para a empresa.

Para Wong, o Medium poderia usar outras abordagens para funcionar como um aplicativo de leitura para conteúdos externos. “Se eu puder sugerir, existem várias maneiras para os editores de mídia e notícias colaborarem”, disse, completando que o recurso "Salvar no Medium” deveria ser o último recurso para acessar outros sites.

Fonte: TechCrunch