Ligação tradicional ou via WhatsApp: qual é a mais barata?

Por Redação | 17 de Abril de 2015 às 09h53
photo_camera Divulgação

Depois de algum tempo de espera, o WhatsApp finalmente lançou o recurso de chamadas pelo aplicativo, mas, a princípio, apenas para Android. Muita gente ficou interessada no serviço, mas poucos pararam para comparar preço e qualidade em relação aos valores de uma chamada normal.

A Revista Mobile Time pensou nisso e fez um teste com 10 ligações de diferentes durações, mas todas com o mesmo ligador e recebedor e tipo de rede, de Wi-Fi para Wi-Fi e de 3G para 3G.

Uma das primeiras descobertas foi que o aplicativo comprime as chamadas de maneira diferente, sempre dependendo da velocidade da rede. No 3G, cada minuto consome 500 kb e, numa rede Wi-Fi de 10 Mbps, o tráfego consumido foi de 800 kb por minuto. A diferença entre a qualidade de ligação é perceptível.

Comparação

Com base no custo do megabyte e do minuto das operadoras no Brasil, a chamada via WhatsApp na rede móvel é mais vantajosa, considerando uma ligação para uma companhia concorrente. Foi comparado o valor de pacotes da TIM e Vivo, no qual um minuto de uma chamada pelo app custa menos de 1 centavo.

Mas, agora, quando se fala em ligação para celulares da mesma operadora, vale mais a pena aproveitar os pacotes oferecidos pelas operadoras, como ligações ilimitadas, preços fixos, entre outros. Isso na rede móvel, pois conectado a uma rede Wi-Fi não há dúvidas de que a vantagem é maior.

Velocidade

Na rede 3G, as chamadas demoraram quase 30 segundos para serem completadas e, enquanto isso, é possível ouvir um som de como se o telefone estivesse chamando. Já na rede Wi-Fi, a conexão é praticamente instantânea.

Também foram detectados alguns problemas na conexão quando houve oscilação da velocidade da rede ou do próprio WhatsApp e, quando isso acontecia, o app tentava se reconectar automaticamente.

Uma das maiores vantagens citadas na pesquisa é a rapidez do recurso em questão de usabilidade. Enquanto em um discador tradicional são usados quatro cliques para fazer uma ligação, no WhatsApp são apenas três.

Fonte: Mobile Time

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.