Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram desenvolve novo feed cronológico, mas não deve testar tão cedo

Por| 18 de Fevereiro de 2020 às 18h15

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre Instagram

Falamos na semana passada sobre a possibilidade de o Instagram voltar a apresentar as publicações em ordem cronológica. Vários veículos já se apressaram em negar a mudança, enquanto outros mantêm um certo mistério sobre o caso. A verdade é que o recurso aparentemente segue em desenvolvimento, e o Instagram não tem planos de disponibilizá-lo por enquanto.

Vamos entender tudo certinho. A história começou com a desenvolvedora Jane Manchun Wong, que fez uma engenharia reversa no app da rede social e descobriu um “feed de ‘últimas postagens’ para recuperar postagens do feed”. Em outras palavras, teríamos uma linha do tempo cronológica ou, ao menos, de publicações mais recentes.

De acordo com Wong, que foi quem descobriu que o Instagram começaria a esconder o número de curtidas, o recurso funcionaria da seguinte maneira: ao entrar no app, o usuário se depararia com um aviso para verificar postagens de alguns dos perfis que segue. Se aceitar, a pessoa seria levada para essa linha do tempo com publicações mais recentes. Se dispensar, vai ver a ordem de acordo com o algoritmo, como é hoje.

Continua após a publicidade

“Parece com o feed cronológico que o pessoal pede. Similar, mas não o mesmo”, observou a desenvolvedora.

O balde de água fria

Depois de muita gente comemorar e começar a aguardar ansiosamente pela novidade, um engenheiro do Facebook, Alexandru Voica, veio a público negar que o Instagram tenha planos de disponibilizar uma linha do tempo cronológica para os usuários. De acordo com ele, trata-se de um teste baseado em uma hackatona feita entre funcionários da empresa.

Continua após a publicidade

“Outro grande achado, obrigado por compartilhar”, escreveu Voica, em resposta ao tweet de Wong. “Para aqueles que estão interessados em saber como isso foi desenvolvido, é um protótipo inicial de uma hackatona recente (tradição do Facebook). Não está disponível para ninguém publicamente, e não temos planos de testar ou lançar neste momento”, completou.

Mas, a esperança é a última que morre

Em outras palavras, Voica confirmou que é um recurso em desenvolvimento, apesar de não ter ficado claro se já está descartado ou se ainda serão feitos ajustes. O engenheiro também deixou no ar a possibilidade de serem feitos testes no futuro. Note que ele diz claramente que não há planos de testar ou lançar neste momento. O futuro é incerto.

Continua após a publicidade

Wong concorda com essa avaliação. “Apesar de o Facebook dizer que ‘não tem planos de testar ou lançar’, o Instagram renomeou o título ‘Últimas postagens’ para ‘Aqui está o que você perdeu’”, escreveu a desenvolvedora em uma postagem posterior à resposta de Voica.

O Instagram pode não ter intenção em disponibilizar o recurso neste momento. Porém, parece que está interessado em seguir o desenvolvimento. E não faz muito sentido continuar o desenvolvimento de algo que não pretende colocar em testes. Concorda?

Você gostaria de voltar a ter uma linha do tempo cronológica no Instagram ou está satisfeito com o algoritmo decidindo o que você vê? Conta pra gente o que acha nos comentários.

Fonte: Twitter