Google testa links relacionados do mesmo veículo em resultados de notícias

Por Rafael Arbulu | 31 de Julho de 2020 às 19h15
9to5Google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O Google pode estar inaugurando uma novidade pequena, mas de grande impacto, em seu buscador. Durante a pesquisa de qualquer termo, é comum que sejam listadas as principais notícias sobre ele, tanto que a guia específica disso na página de resultados se chama “Principais Notícias”. Usuários nos EUA, porém, vêm notando a presença de mais links noticiosos nessa área.

Originalmente visto pelo site SERoundTable e extensivamente testado pelo 9to5Google, o novo recurso nada mais é do que um link extra, apontando para outras matérias relacionadas ao assunto no mesmo site. Segundo as páginas, ainda não há um conhecimento do quanto da base de usuários do Google já recebeu a nova apresentação e isso parece ser restrito aos smartphones, pois não foi possível reproduzir o mesmo resultado na versão desktop.

Aba de Principais Notícias no buscador do Google adiciona um link
especial ("For Context") para melhor contextualização de temas procurados
na ferramenta (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Segundo o 9to5Google, não são todos os termos que produzem a nova função, o que pode ser um indício de que o recurso ainda possa estar em testes: ao buscar por “senate second stimulus package” (o “auxílio emergencial” nos EUA), o site obteve o novo formato de resultados. A página ainda ressalta que nem todos os links do carrossel de notícias mostraram o link extra — mas isso provavelmente é relacionado à quantidade de matérias presentes sobre o tema no mesmo site.

No Canaltech, tentamos reproduzir, sem sucesso, o mesmo resultado, ao buscar por “auxílio emergencial data” e “Charlie Brown Jr. em Tony Hawk’s Pro Skater” — dois assuntos bem quentes na mídia durante essa semana —, mas conseguimos apenas as páginas relacionadas sem o novo formato.

O Google ainda não teceu comentários em caráter oficial sobre a nova medida, mas é possível especular que, ao ampliar a viabilização de mais informações sobre um mesmo tema na sua busca, essa ferramenta tenha o intuito de combater a desinformação sobre termos mais voláteis.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.