Google quer unir Gmail, Drive e Hangouts em um único serviço voltado a empresas

Por Felipe Ribeiro | 28 de Janeiro de 2020 às 22h00
9to5google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O Google planeja grandes mudanças em algumas de suas plataformas voltadas ao mundo corporativo. Se confirmados esses rumores, que foram colhidos pelo site The Information, veríamos a junção de serviços como Gmail, Google Drive e Hangouts (com todas as suas funções atuais) em um único aplicativo.

De acordo com a publicação, a ideia do Google é fazer com que mais clientes corporativos adotem suas plataformas e transfiram toda a sua comunicação, bate-papo e outros serviços, para hubs centrais de colaboração. O alvo, claro, são programas como o Teams, da Microsoft, e o Slack, já que ambos oferecem uma variedade de recursos de comunicação e também se integram a inúmeros outros aplicativos de produtividade e ferramentas de trabalho, como Dropbox e Salesforce. O Google ainda não possui algo semelhante como parte do GSuite.

Segundo o The Information, o CEO da divisão de nuvem da Google, Thomas Kurian, discutiu o novo aplicativo em uma conferência realizada em meados de janeiro para os vendedores e parceiros de negócios da unidade. Ao que tudo indica, este novo aplicativo faria parte do GSuite.

Hangouts desconstruído

Antes uma plataforma de comunicação focada no consumidor, o Hangouts agora é voltado exclusivamente para atividades corporativas. Desde então, ele foi dividido no Hangouts Meet, um aplicativo de bate-papo por vídeo, e no Hangouts Chat, um sucessor do antigo Gchat, que nada mais é um mensageiro em tempo real.

Isso pode indicar uma intenção de o Google de introduzir uma nova plataforma de comunicação e acabar com essa confusão toda de funções, já que, apesar do Chat e do Meet existirem, o Hangouts tradicional continua funcionando firme e forte. Unido tudo neste programa ainda desconhecido, tudo seria mais bem organizado, apesar de que, como citamos acima, o GSuite é que seria o "hub" desse programa.

Vale lembrar que para o público em geral o Google oferece, além do Chat, um programa chamado Duo, que nada mais é do que um bate-papo em vídeo.

Fonte: The VergeThe Information

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.