Google muda o nome do ARCore, que entrega recursos de RA para outros apps

Por Se Hyeon Oh | 08 de Agosto de 2019 às 08h21

A Google anunciou o ARCore para smartphones em 2017, tornando-o a plataforma principal de realidade aumentada da empresa. Porém, nesta semana a plataforma ganhou um novo nome e passou a se chamar "Google Play Services para RA". Vale lembrar que, no passado, o ARCore tomou o lugar do aplicativo Tango, visto que oferecia uma solução bem mais prática por não exigir sensores especializados, câmeras nem outros hardwares.

O novo nome já consta na Play Store e a descrição do aplicativo faz referência à mudança, explicando que ele é um pacote Android que entrega experiências de realidade aumentada, construído baseado em SDK ARCore para dispositivos Android certificados. Além disso, a descrição deixa bem claro que o pacote é o “sucessor” do ARCore, explicitando que “era conhecido anteriormente como ARCore”. Apesar dessa mudança, a gigante das buscas não parece estar substituindo o logotipo antigo, já que o ícone roxo em 3D ainda é o mesmo.

O novo nome parece ser um pouco mais coerente com a função do Google Play Services para RA, que entrega recursos de realidade aumentada para aplicativos nativos e de terceiros em dispositivos Android. Isso porque a antiga nomeação, “ARCore”, passava a impressão de que ele, por si, permitia a interação com os usuários — e não entregar os recursos para outros aplicativos. Não está claro se o Google Play Services para RA será atualizado em segundo plano, mas, até o momento, os usuários podem optar por permitir ou bloquear a nova versão.

Serviços de Google Play para RA disponível no Play Store (Imagem: Play Store)

Fonte: 9to5google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.