Google Maps vai restringir empresas que colocaram avaliações falsas no app
Por André Lourenti Magalhães |
O Google adotou medidas mais restritivas contra empresas que publicam avaliações falsas no Maps. Após atualização nas regras, a plataforma diz que pode limitar ou bloquear novas opiniões no perfil da empresa, além de inserir um aviso para sinalizar que aquele estabelecimento recorreu aos fakes para aumentar a nota.
De acordo com o site Search Engine Roundtable, as regras foram atualizadas em todo o mundo durante o mês de setembro, mas a Gigante de Mountain View já aplicava os termos anteriormente no Reino Unido. A página de suporte para perfis empresariais diz que “avaliações e notas podem ajudar os consumidores a escolher uma empresa que atenda às necessidades deles”, e por isso o Google leva a sério “avaliações e notas falsas e/ou incentivadas” sobre estes locais.
A desenvolvedora do Maps não informa quais mecanismos usa para identificar análises falsas, mas reforça que pode restringir o perfil da empresa e remover as avaliações se identificar que houve uma violação da política contra engajamento falso no app. Nesses casos, o proprietário da página é notificado antes da restrição e pode contestar a decisão ao entrar em contato com a equipe de suporte.
O Google tenta fechar o cerco contra locais que usam perfis falsos para fazer avaliações ou pedem para que outras pessoas deem notas altas em troca de brindes e compensações financeiras — a prática ocorre porque uma nota mais alta pode destacar a empresa na busca. Segundo a política de engajamento falso da plataforma, “as contribuições feitas no Google Maps devem refletir uma experiência autêntica em um lugar ou empresa”.
O usuário britânico Mike Blumenthal postou um print de uma página que sofreu a punição do Maps no site Local Search Forum. Nele, é possível ver o aviso “Avaliações falsas suspeitas foram recentemente removidas deste local”.
Como relatar ao Maps que uma empresa fechou
Caso você encontre um estabelecimento que já fechou ou mudou de endereço no Google Maps, é possível informar a desenvolvedora do aplicativo para que as mudanças sejam aplicadas na página da empresa. O procedimento pode ser feito via PC ou celular — confira o passo a passo.
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Fonte: Search Engine Roundtable