Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Maps perderá uma função se você não compartilhar dados de navegação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Agosto de 2021 às 18h32

Link copiado!

Imagem: Brett Jordan/Pexels
Imagem: Brett Jordan/Pexels
Tudo sobre Google

Para ter informações precisas sobre as condições de trânsito, o Google Maps se alimenta de dados coletados pela enorme quantidade de usuários em tempo real. Se permitido, seu celular dará informações ao Google sobre sua posição e, após o tratamento de dados, o aplicativo entenderá quais trechos estão engarrafados e quais caminhos alternativos o motorista pode tomar para evitar o congestionamento.

O fornecimento de informações é opcional, mas é uma vantagem para o Google acompanhar você em tempo real. Para incentivar a autorização de coleta de dados, o Maps removerá a função de guia em tempo real com indicações por voz do app de quem optar por não alimentar a base de dados. Assim, quem escolher não compartilhar tais informações com a Gigante da Web, não receberá aquelas instruções "vire a próxima à direita" ou "pegue a saída tal em 500 metros" enquanto dirige.

Continua após a publicidade

Quando está desativado, o guia de rotas apresentará as indicações do caminho em uma lista (ainda com dados de tráfego), com cada curva ilustrada por uma foto panorâmica do Street View. A exibição limitada tira a possibilidade de utilizar o aplicativo no trânsito de forma segura, sem precisar ficar olhando para a tela para receber as instruções a respeito do trajeto.

A solicitação pelo fornecimento de dados começou a aparecer para usuários do Maps hoje (30), mas é provável que a distribuição seja gradativa. Se o guia de navegação por voz for importante para você, é crucial aceitar o compartilhamento de dados nessa janela.

"Enquanto você navega, o Google coleta detalhes, como localização GPS e a rota que você escolheu. Esses dados são utilizados para gerar informação, incluindo condição de trânsito em tempo real e perturbações, disponíveis para outros [usuários] e que os ajuda a encontrar a rota mais rápida", informa a janela de solicitação do Google Maps.

Dados não são identificáveis

Continua após a publicidade

Se as suas informações estiverem com o Google, saiba que elas não são identificáveis por outros usuários. Ao final do aviso, a empresa afirma que as atualizações do mapa "não são associadas à sua conta ou ao seu dispositivo".

A solicitação de compartilhamento de dados já apareceu para você? Qual sua opinião sobre entregar informações de navegação em troca de funções do Maps? Comente abaixo.

Fonte: 9to5Google