Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Maps ganha alerta de radares e acidentes, mas Waze ainda é melhor

Por| 12 de Dezembro de 2018 às 20h50

Link copiado!

Google Maps ganha alerta de radares e acidentes, mas Waze ainda é melhor
Google Maps ganha alerta de radares e acidentes, mas Waze ainda é melhor
Tudo sobre Google

A Google começou a implantar no Maps um sistema muito parecido com o do Waze de indicar se houve um acidente no seu caminho, ou quando há um radar à vista. A gigante comprou o Waze em 2013 e a expectativa era de que muitas das ferramentas do app até então independente pudessem migrar para o Maps. Somente agora a funcionalidade chegou, mas ainda não tem a mesma qualidade.

Alguns usuários já possuem um ícone semelhante a um balão de conversação, com um + dentro dele. Nesta opção, o usuário pode indicar se houve um acidente ou mesmo apontar a existência de um radar móvel durante o trajeto, para que outros usuários fiquem sabendo antes de passarem por ali. A companhia também tem implementado a exibição de radares fixos.

Contudo, ambas funcionalidades ainda não chegam nem perto do que o Waze oferece. O Canaltech testou a nova mecânica em viagens, e a primeira diferença é clara: o Waze não só oferece uma mecânica de avisos, como permite verificar o que de fato aconteceu. Ou seja, se há um carro parado no acostamento, ou polícia, ou um buraco na via, é possível diferenciar nos ícones do app. Neste contexto, o Maps ainda está caminhando com a oferta de indicar uma batida.

Continua após a publicidade

Junto disso, no Waze, quando uma pessoa indica um novo acontecimento, os demais usuários podem dizer se aquilo é verdade ou não (ou se a ação já acabou) com ícones simple de "sim" e "não". O mesmo não acontece com Maps, ainda: caso haja um acidente, indicado apenas por uma pessoa que seja, o app já mostra para outros usuários uma alternativa, sem que haja essencialmente uma ratificação de que aquele trecho está ou não transitável.

Quanto à opção de radar, o sistema ainda está muito incipiente e não é confiável. Durante o trajeto de testes do Canaltech, vários dos radares não foram indicados pelo programa. Ainda, em comparação com o Waze, ele não informa a sua velocidade em comparação com a da via, nem mesmo manda uma notificação caso você esteja acima do limite.

Em suma, a inclusão de novas propostas para o programa parecem interessantes, mas ainda deve levar um tempo para que o Maps esteja à altura do que o Waze oferece aos motoristas. Contudo, por ser um aplicativo mais leve, o Maps pode ser uma opção interessante para fugir do trânsito e não ter sustos em viagens, principalmente para aqueles que não têm aparelhos mais avançados.