Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Maps agora mostra a Terra em formato esférico com zoom out

Por| 03 de Agosto de 2018 às 18h07

Link copiado!

Captura/Canaltech
Captura/Canaltech
Tudo sobre Google

Quem usou o Google Earth, o primeiro programa da empresa voltado para mapas, vai lembrar que ele se iniciava com a representação de um globo terrestre e permitia que os usuários dessem zoom até encontrarem o que queriam. Pois bem, esta função de ver a Terra em seu formato redondo está disponível agora no Google Maps.

A própria empresa anunciou isso em post oficial no Twitter na tarde desta sexta-feira (3). Assim, caso o usuário retire totalmente o zoom da tela, o mapa se transforma em um globo e não mais em uma projeção plana.

Isso pode parecer bobagem aos olhos do usuário comum. Entretanto, a projeção plana de uma figura esférica, como a Terra, faz com que parte do mapa fique completamente distorcida, principalmente nos polos. Eis o motivo pelo qual há tantas projeções de mapas-múndi conhecidas como de Peters e Mercator.

No post oficial, a Google assume que a mudança é feita para se evitarem problemas de distorção. “Com o modo de globo 3D no Google Maps no desktop, a projeção da Groenlândia não é mais do tamanho da África”, explica o post.

Continua após a publicidade

A função só está disponível até o momento para a versão de desktop do programa.

Fonte: Twitter