Google Lens chega ao Google Imagens no Brasil com recurso de lupa interativa

Por Rui Maciel | 24 de Julho de 2019 às 20h50
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Nesta quarta-feira (24), a Google anunciou que o Google Imagens, seção que mostra fotos do termo que foi pesquisado pelo usuário no mecanismo de busca, ganhou um novo recurso: o Lens. Dessa forma, será possível visualizar mais detalhes da imagem que interessar ao internauta, já que ele funcionará como uma espécie de lupa.

Para utilizar o recurso, basta apertar botão Lens no Google Imagens: a partir daí, pontos aparecem em objetos sobre os quais você pode aprender mais. Toque em um ponto ou "desenhe" em torno do objeto de seu interesse. Semelhante ao Lens no Google Assistente e no Google Fotos, o recurso Lens do Google Imagens usa a inteligência artificial para entender a foto e mostrar imagens semelhantes que você pode explorar.

O Lens no Imagens também facilita a localização e a compra de itens online. Por exemplo, é possível acessar o Google Imagens procurando ideias para redecorar sua sala de estar. Durante a pesquisa, você se depara com um sofá que gosta em uma imagem, mas talvez não saiba qual estilo do móvel ou onde comprá-lo. Usando o Lens e selecionando o sofá desejado, é possível explorar informações e imagens relacionadas. A partir daí, é possível coletar mais informações sobre o produto ou encontrar lugares onde possa comprar algo semelhante.

O Lens no Imagens também ajuda os proprietários de sites, oferecendo uma nova maneira de serem descobertos por meio de uma pesquisa visual, semelhante a uma tradicional Busca do Google.

Para começar, os pontos aparecerão nos produtos e outros objetos que o Lens identificar. Já nos próximos meses, os pontos aparecerão em mais tipos de imagens, como animais e plantas. Você ainda pode desenhar em torno de qualquer coisa em que estiver interessado em uma imagem para obter mais informações e ver conteúdo relacionado.

O Lens do Google Imagens já está disponível para celulares Android e iOS e também no aplicativo do Google.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.