Google lança o Gmail Go, versão levinha do app para Android

Por Sérgio Oliveira | 16 de Fevereiro de 2018 às 16h06
photo_camera LifeWire
TUDO SOBRE

Google

A Google anunciou uma novidade bacana para quem tem smartphones mais modestos e plano de dados enxutos, sempre em busca de apps mais leves e rápidos. Desde esta quinta-feira (15) está disponível para todos os usuários Android o Gmail Go, versão levinha do cliente de e-mails que todo mundo já conhece.

Apesar de ter míseros 9,5 MB e ocupar apenas 25 MB de armazenamento, o Gmail Go vem com praticamente todas as funcionalidades do aplicativo tradicional — que tem 20,6 MB e ocupa 47 MB de espaço. Isso significa que ele conta com suporte a múltiplas contas, visualização de mensagens como se fossem conversas, suporte a anexos e notificações de novos e-mails. O esquema de categorização de mensagens também está presente, com o app priorizando e-mails de familiares e amigos em detrimento de comunicações promocionais e corporativas.

Interface denuncia que praticamente não diferenças entre a versão Go e tradicional do app. Artifícios para melhorar o consumo de dados e fluidez de funcionamento estão no background
Interface denuncia que praticamente não há diferenças entre a versão Go e tradicional do app. Artifícios para melhorar o consumo de dados e fluidez de funcionamento estão no background (Imagem: Google)

Mais detalhes sobre o que exatamente o Gmail Go faz para poupar recursos do smartphone e consumir menos dados não foram revelados pela Google. Quem já está utilizando o cliente de e-mails, por outro lado, afirma que sua interface é um pouco mais truncada, menos fluida, que a do tradicional. Além disso, a economia de dados se dá principalmente porque ele sincroniza uma quantidade menor de e-mails por padrão.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Opções no menu principal do Gmail Go são as mesmas do aplicativo padrão
Opções no menu principal do Gmail Go são as mesmas do aplicativo padrão (Imagem: Google)

Achou a ideia bacana e quer testar o Gmail Go? Então você vai ter que esperar um pouquinho. Apesar de ele já aparecer listado na Play Store para todo mundo, sua instalação só pode ser feita por usuários do Android O Go. Ao que tudo indica, a limitação é uma espécie de período de testes restrito e em breve o aplicativo deve ser disponibilizado a todo o público.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.