Google Fotos vai organizar recordações com ajuda de IA
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco | •

O Google Fotos anunciou uma nova maneira de rever, criar e compartilhar suas recordações pelo app com auxílio de inteligência artificial. A nova ferramenta do “Memory View” usa a IA para fazer a curadoria e organizar fotos e vídeos em uma apresentação em linha do tempo, com sugestão de títulos e temas.
- Como desativar lembranças de momentos ruins no Google Fotos
- Posso recuperar fotos apagadas da lixeira do Google Fotos permanentemente?
A novidade foi lançada nesta terça-feira (15) para usuários selecionados nos Estados Unidos e deve chegar em outros países dentro dos próximos meses.
Nova ferramenta de recordações
O novo recurso de recordações do Google Fotos serve para reviver antigas lembranças em um formato similar a um álbum de recortes, e também é possível criar coleções inéditas a partir do zero.
O usuário terá a opção de salvar suas memórias favoritas no novo “Memory view” ou produzir novas recordações. A ferramenta permite adicionar ou remover fotos e vídeos específicos, ocultar memórias por completo ou renomear as lembranças de forma a melhor refletir seu significado.
A inteligência artificial pode fazer sugestões variadas de títulos para as lembranças, enquanto o usuário adiciona mais elementos e características à coleção.
Criação conjunta e compartilhamento de memórias
Outra novidade do “Memory view” é a possibilidade de convidar amigos e familiares para contribuir na construção de uma memória. Dessa forma, outras pessoas podem enviar fotos e vídeos para complementar a recordação de uma viagem ou de uma celebração, por exemplo.
As pessoas que são convidadas a contribuir em uma lembrança do Google Fotos também podem salvar o projeto em seu celular e retornar posteriormente com as mídias adicionais.
De acordo com o Google, os novos recursos com IA estão em fase de experimentação. Em breve, a companhia promete incluir ainda uma maneira de compartilhar as memórias com mais facilidade nas redes sociais ou por aplicativos de mensagem.
As novidades da ferramenta de recordações acompanham uma mudança da interface do Google Fotos, em fase de teste pela companhia.