SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Google Fotos prepara opção para agrupar fotos parecidas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Outubro de 2023 às 11h37

Link copiado!

Lucas Wetten/Canaltech
Lucas Wetten/Canaltech

O Google Fotos desenvolve uma nova função para gerenciar imagens duplicadas ou parecidas na biblioteca: o Photo Stack (“Empilhamento de fotos”, em tradução livre) agruparia os arquivos automaticamente e facilitaria a organização.

A descoberta foi encontrada no código do aplicativo e divulgada pela conta @AssembleDebug, no X (antigo Twitter). De acordo com o desenvolvedor, o recurso ainda está numa etapa inicial e sequer pode ser testado no Fotos.

Continua após a publicidade

Apesar disso, as linhas de código revelam alguns spoilers sobre como o Photo Stack funcionaria na prática. O recurso agruparia fotos tiradas em sequência e resumiria tudo numa única publicação — ao tirar várias fotos da mesma paisagem, por exemplo, o aplicativo empilharia todos os arquivos semelhantes num único espaço da biblioteca. Isso pode facilitar a experiência do usuário, pois tira os conteúdos repetidos da navegação.

O aplicativo ainda permitiria editar a foto de capa do agrupamento e gerenciar quais arquivos estariam inclusos, uma alternativa para remover duplicações e liberar espaço de armazenamento no aparelho. A princípio, a novidade poderia ser ativada manualmente por cada conta.

É importante reforçar que a ferramenta ainda não foi testada publicamente pelo Google e pode demorar a aparecer nos celulares.

Continua após a publicidade

Fotos do iOS tem opção parecida

Os relatos trazem uma certa semelhança com o gerenciamento das Live Photos do iPhone. O aplicativo Fotos exibe apenas o vídeo curto na biblioteca, mas também é possível expandir o arquivo e ver todas as fotos capturadas pela câmera.

O aplicativo do Google não deve inserir as versões animadas, mas parece se inspirar no modelo de agrupamento do serviço rival da Maçã.