Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fit detecta frequências cardíaca e respiratória pela câmera do celular

Por| 04 de Fevereiro de 2021 às 16h10

Link copiado!

Google/Divulgação
Google/Divulgação

Buscando expandir suas ferramentas para ajudar a manter uma vida saudável, o Google aprimorou significativamente as habilidades do app. Utilizando somente as câmeras e, aparentemente, em qualquer celular compatível com o app, o Google Fit consegue estimar a frequência cardíaca e respiratória do usuário durante atividades físicas.

As novidades permitem que o aplicativo avalie o estado físico do usuário sem qualquer aparelho vestível complementar. Chegando primeiro em celulares da companhia, a novidade permitirá que o usuário extraia a sua frequência respiratória por meio da câmera frontal e a frequência cardíaca ao pressionar o dedo contra a câmera traseira.

A coisa acontece da seguinte forma: ao solicitar a checagem respiratória, o Google Fit pede que o usuário coloque o celular em uma superfície estável e se enquadre na câmera frontal, da altura do seu peito até o rosto. Depois de alguns segundos, o app entregará os resultados, baseando-se na quantidade de inspirações feitas dentro de um minuto.

Continua após a publicidade

Já a frequência cardíaca, o método para análise é ainda mais curioso. Ao solicitá-lo, o usuário será indicado a pressionar seu dedo contra a câmera frontal por alguns segundos. Rapidamente, o aplicativo retornará a frequência cardíaca e registrará os dados obtidos no perfil da pessoa.

Nesse caso, os dados são extraídos graças a "alterações discretas" na coloração da ponta dos dedos. Esse detalhe, segundo a companhia, permite que o fluxo sanguíneo seja avaliado e os algoritmos inseridos no app estimam a quantidade de batimentos. Ainda assim, o app reitera que a avaliação não deve ser usada como elemento para consultas médicas, mesmo que o software já esteja adaptado a identificar os batimentos em diversos tons de pele e iluminação externa.

Uma vida saudável com o Google

Continua após a publicidade

Os aprimoramentos vêm logo antes do evento focado na combinação da tecnologia com a saúde na rotina. As úteis ferramentas adicionadas ao Google Fit são parte do projeto do Google de permitir que seus usuários vivam um cotidiano mais saudável, sem exigir que paguem por dispositivos adicionais para isso.

Logicamente, as avaliações pela câmera do celular não são tão precisas ou robustas quanto as obtidas por uma smartband ou smartwatch. "Os resultados não devem ser usados para fins médicos e não devem ser utilizados como diagnóstico, tratamento, cura ou prevenção de qualquer doença ou condição de saúde", alerta o Google. Ainda assim, ambas acrescentam mais uma camada de monitoramento para uma base enorme de usuários.

Como já mencionado, as adições chegarão primeiro nos smartphones do Google, mas há planos de levar a ferramenta para outros dispositivos compatíveis.

Fonte: 9to5 Google, Engadget