Publicidade

Google está trabalhando em sistema de troca de arquivos similar ao AirDrop

Por| 01 de Julho de 2019 às 12h13

Link copiado!

Google está trabalhando em sistema de troca de arquivos similar ao AirDrop
Google está trabalhando em sistema de troca de arquivos similar ao AirDrop

A Google está investindo em uma nova proposta para compartilhamento de arquivos offline por aproximação. O site 9to5Google disse ter tido acesso a um app chamado Fast Share, que permite ao usuário enviar e receber documentos de um dispositivo para outro, “incluindo Android e Chromebook”, de forma mais rápida.

A própria Google já tinha confirmado que o próximo Android, ainda chamado apenas de Q, poderia acabar com o sistema do Beam, baseado em NFC. Com isso, a ideia é introduzir o Fast Share, muito similiar ao que a Apple faz com o AirDrop no iOS e macOS.

O sistema poderia reconhecer todos os aparelhos que estão próximos a apresentar uma lista de dispositivos conectados que contam com o sistema. A grande sacada aqui é permitir tal compartilhamento por aproximação e sem fio, mesmo que não haja conexão à internet. Além de fotos e documentos, o novo sistema pode permitir o envio de links e até partes de textos para outros aparelhos.

Continua após a publicidade

Segundo o 9to5Google, é preciso apenas que o Bluetooth e a geolocalização estejam ligados para que o usuário faça o envio dos arquivos. Quando um usuário enviar um arquivo, a transferência será exibida nas notificações da outra pessoa.

Por conta de questões de segurança, haverá um código de conexão e o nome do aparelho indicado de quem enviou. Será preciso aceitar o recebimento de arquivos por notificação no aparelho destinatário.

Também será possível indicar uma lista de "dispositivos preferenciais", para os quais seu aparelho estará sempre disponível para troca de documentos. “Você pode dar a preferência a alguns aparelhos para fazer a transferência mais rápido. Esses aparelhos sempre poderão ver seu dispositivo, mesmo se você não estiver próximo ou não esteja usando o Fast Share”, aponta o aplicativo.

Continua após a publicidade

O 9to5Google afirma ter conseguido acesso ao Fast Share pela versão de desenvolvedor do Android Q usando um Pixel 3 XL. Ainda não há informações sobre quando a funcionalidade será lançada.

Fonte: 9to5Google