Google está trabalhando em sistema de troca de arquivos similar ao AirDrop

Por Wagner Wakka | 01 de Julho de 2019 às 12h13

A Google está investindo em uma nova proposta para compartilhamento de arquivos offline por aproximação. O site 9to5Google disse ter tido acesso a um app chamado Fast Share, que permite ao usuário enviar e receber documentos de um dispositivo para outro, “incluindo Android e Chromebook”, de forma mais rápida.

A própria Google já tinha confirmado que o próximo Android, ainda chamado apenas de Q, poderia acabar com o sistema do Beam, baseado em NFC. Com isso, a ideia é introduzir o Fast Share, muito similiar ao que a Apple faz com o AirDrop no iOS e macOS.

Sistema mostr aparelhos próximos (Foto: 9to5Google)

O sistema poderia reconhecer todos os aparelhos que estão próximos a apresentar uma lista de dispositivos conectados que contam com o sistema. A grande sacada aqui é permitir tal compartilhamento por aproximação e sem fio, mesmo que não haja conexão à internet. Além de fotos e documentos, o novo sistema pode permitir o envio de links e até partes de textos para outros aparelhos.

Segundo o 9to5Google, é preciso apenas que o Bluetooth e a geolocalização estejam ligados para que o usuário faça o envio dos arquivos. Quando um usuário enviar um arquivo, a transferência será exibida nas notificações da outra pessoa.

Por conta de questões de segurança, haverá um código de conexão e o nome do aparelho indicado de quem enviou. Será preciso aceitar o recebimento de arquivos por notificação no aparelho destinatário.

Usuário precisa aceitar o recebimento de um arquivo (Foto: 9to5Google)

Também será possível indicar uma lista de "dispositivos preferenciais", para os quais seu aparelho estará sempre disponível para troca de documentos. “Você pode dar a preferência a alguns aparelhos para fazer a transferência mais rápido. Esses aparelhos sempre poderão ver seu dispositivo, mesmo se você não estiver próximo ou não esteja usando o Fast Share”, aponta o aplicativo.

App avisa sobre privacidade da plataforma (Foto: 9to5Google)

O 9to5Google afirma ter conseguido acesso ao Fast Share pela versão de desenvolvedor do Android Q usando um Pixel 3 XL. Ainda não há informações sobre quando a funcionalidade será lançada.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.