Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Earth lança recurso para usuários criarem seus próprios mapas e histórias

Por| 22 de Novembro de 2019 às 09h38

Link copiado!

Google Earth lança recurso para usuários criarem seus próprios mapas e histórias
Google Earth lança recurso para usuários criarem seus próprios mapas e histórias

O Google está adicionando novos recursos ao Earth, programa que apresenta um modelo tridimensional do planeta Terra, construído a partir de um mosaico de imagens. Agora, os usuários comuns poderão compartilhar histórias e apresentações que viveram em determinados pontos do mundo, criando um roteiro próprio e um gigante mapa colaborativo.

Divulgadas pela companhia nesta quarta-feira (20), as novas funções são uma continuação da ferramenta Voyager, de 2017, que disponibilizava recursos semelhantes, mas a um grupo específico de pessoas, como celebridades, cientistas e empresas.

Em comunicado, o Google lembra que "por quase 15 anos as pessoas procuraram o Google Earth para uma visão abrangente do nosso planeta. [...] Com as novas ferramentas de criação, você pode transformar nosso globo digital em sua própria tela de contar histórias e criar um mapa ou uma história sobre os lugares que são importantes para você".

Continua após a publicidade

Descubra novas possibilidades

Entre as ferramentas de criação citadas, está a possibilidade de desenhar os próprios marcadores, linhas e formas, além de anexar textos, imagens e vídeos personalizados a cada um desses locais. Assim, o Google espera que seus usuários contem uma história, em formato de apresentação, unindo imagens do Street View, sobrevoos 3D, slides de texto e marcadores de local, por exemplo.

Para exemplificar o processo, foi disponibilizada uma pequena galeria de criações utilizando o novo recurso. Ela inclui um passeio pela arquitetura renascentista na Itália e ainda uma explicação sobre a importância do rio Hudson.

Continua após a publicidade

Os usuários que quiserem criar um novo projeto no Google Earth, devem selecionar a opção "Projetos" no menu suspenso à esquerda na versão da web. A partir disso, os rascunhos são salvos automaticamente no Google Drive. Funcionando de forma integrada com o Drive, os usuários da ferramenta também podem compartilhar seus projetos com outras pessoas, ajudando no processo de criação de histórias e roteiros.

Por enquanto, as novas ferramentas de criação só estão disponíveis no Google Earth na versão web. Mas os projetos podem ser visualizados em dispositivos móveis e tablets tanto no app para iOS quanto para Android.

Para saber mais sobre as funções, úteis para área educacional, confira, a seguir, o tutorial do Google:

Continua após a publicidade

Fonte: Google Blog