Publicidade

Google Docs ganha API para automação de tarefas

Por| 11 de Fevereiro de 2019 às 19h35

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Google

O Google liberou para os desenvolvedoras a nova API do seu editor de textos Docs. Entre as possibilidades está a de automatizar muitas das tarefas que os usuários normalmente realizam manualmente, como a criação de documentos em massa e a importação/exportação de conteúdo.

Como explica a engenheira de desenvolvimento de programas do Google, Anu Srivastava, a API é compatível com diversas linguagens de programação, como Java, PHP e Go, fazendo com que seja facilmente integrada a outros apps. “O documento criado no final ainda é um Docs, podendo ser editado ou compartilhado por qualquer pessoa. Só queremos poupá-los das tarefas mais chatas”, afirma Anu.

Um exemplo é a criação de faturas ou contratos. Se sua empresa tem que criar de tempos em tempos um documento que muitas vezes é bem parecido, é possível fazer com que o Docs gere o arquivo automaticamente, dentro de um template programado. “Se você integrá-lo ainda com uma planilha do Sheets, ele pode vir já preenchido”, completa a engenheira.

A API também traz a capacidade de inserir, excluir, mover, mesclar e formatar textos, inserir imagens e trabalhar com listas, entre outras ações que eram feitas manualmente. Segundo o TechCrunch, algumas das empresas como Zapier, Netflix, Mailchimp e Final Draft criaram soluções baseadas na nova API durante o período de testes. A Zapier integrou a API do Google Docs em sua própria ferramenta de automação de fluxo de trabalho para ajudar seus usuários a criar cartas de oferta baseadas em um modelo pré-definido, enquanto a Netflix a utilizava para criar uma ferramenta interna que ajudasse seus engenheiros a coletar dados e automatizar seu fluxo de trabalho.

Continua após a publicidade

Fonte: Techcrunch