Google cria nova ferramenta web para acesso a arquivos offline no Drive

Por Wagner Wakka | 25 de Junho de 2019 às 17h51
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

A Google atualizou o Drive e adicionou um atalho capaz de liberar acesso offline para usuários do G Suite. Com isso, é possível fazer um backup de um arquivo no seu computador e trabalhar nele mesmo sem conexão com a internet.

A Google já oferecia esse acesso a arquivos do docs, primordialmente, usando o app para desktop. O problema é que, quem tinha os backups em seu PC, provavelmente passou pelo problema de o Drive querer sincronizar tudo de uma vez. E se você está comprando armazenamento em nuvem, esta não é a ideia.

Agora, é possível contar com o arquivo em seu PC apenas clicando com o botão direito em cima dele e optando por “Disponível offline”. Assim, é possível acessar quaisquer tipos de arquivos mesmo sem conexão.

Com opção é possível colocar arquivo em sincronização offline somente com dois cliques (Foto: Divulgação/Google)

“Você já podia fazer arquivos do Docs, Planilhas e Slides disponíveis offline. Agora, como parte do nosso novo beta, você pode fazer PDFs, imagens, arquivos de Office e outros arquivos não-Google com acesso offline usando o Drive no Chrome”, explica post.

A disponibilidade acontece por um programa chamado File Stream, já disponível também na mesma página. Ao baixá-lo, o usuário tem acesso a esta opção no Drive pelo navegador. Assim, uma aba no computador apresenta tudo que pode ser modificado e aberto offline.

No momento, apenas usuários do G Suite, serviço da Google para empresas, podem usar a ferramenta, mas a Google promete que a funcionalidade deve chegar em breve, também, para o usuário comum.

Fonte: Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.