Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google confirma que os bloqueadores de anúncios afetaram o Google Docs

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Abril de 2021 às 17h25

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

Você é usuário do Google Doc ou Apresentações e está tendo problemas ao usar os aplicativos nos últimos dias? Formatação de texto estranha, problemas com funcionalidades ou até dificuldades para editar os textos? Saiba que isso pode ter ligação com os bloqueadores de anúncios, os famosos adblockers.

Muita gente usa esses programas para não receber publicidade em vídeos do YouTube, redes sociais e sites diversos, mas parece que isso também pode afetar os produtos do Google. Segundo o gerente de produtos do Google Drive, Remy Burger, mudanças recentes feitas por alguns adblockers afetaram o acesso da suíte de aplicativos da empresa. Portanto, desabilitar esse recurso pode corrigir o problema.

Burger detalhou que a falha decorre de alterações nas listas de bloqueio do AdBlock e EasyList, que são usadas pela maioria das pessoas e base da maioria dos programas do gênero. É também por isso que, segundo ele, o Google não pode fazer nada para corrigir o problema.

Continua após a publicidade

Nos casos "mais leves", o texto simplesmente extrapola o limite da página e fica impossível continuar a digitação. Em casos mais extremos, a fonte pode ser alterada, o texto ficar sobreposto em cima do outro e até impedir completamente a edição.

No mesmo dia em que os dois softwares atualizaram suas listas, diversos usuários começaram a relatar dificuldades com o Google Docs em locais como o Reddit e o Twitter. Ainda não há relatos se os bloqueadores também afetam outros programas da gigante das buscas.

Continua após a publicidade

Solução temporária é desabilitar o bloqueador

Um tópico no fórum de suporte do Google também traz algumas outras soluções alternativas, caso a desativação não dê resultado. Extensões diferentes de adblockers que modificam o conteúdo da página também podem causar o problema, então talvez seja necessário desativar também as extensões do navegador. Se tudo mais falhar, o ideal é tentar acessar por um navegador diferente — a maioria dos que relataram problemas são usuários do Chrome.

Felizmente, o AdBlock já emitiu um comunicado com a informação de que resolverá o problema em breve. Por enquanto, para continuar usando os web apps do Google, é necessário desabilitar um pouquinho seu bloqueador e deixar o pessoal ganhar algum dinheiro com as propagandas, afinal é assim que se ganha dinheiro na internet.

Continua após a publicidade

Enfrentou algum problema assim com o Google Docs? Dê o seu depoimento e comente.

Fonte: Android Police