Google atualiza Drive no Android com preenchimento de PDFs online

Por Rafael Arbulu | 28 de Agosto de 2019 às 14h00
Google

A Google atualizou a plataforma móvel do Drive e agora, tanto no Android como no iOS, usuários do serviço poderão editar e preencher formulários simples em formato PDF. Segundo um post publicado no blog oficial de atualizações do G Suite, que compreende o Drive, aspectos simplificados de edição, como caixas de texto, menus em cascata e caixas de seleção e diálogo já podem ser utilizados normalmente pela tela do seu smartphone.

“Essa função torna mais rápido e fácil o processo de se preencher notas fiscais, credenciamento para eventos, formulários e declarações tributárias e outros tipos simplificados de documentos. Isso elimina a necessidade de imprimir o documento, preenchê-lo à mão e redigitalizá-lo, economizando tempo para o usuário”, diz o post.

Formulários online em formato PDF agora podem ser preenchidos diretamente do Drive para smartphones Android e iOS (Imagem: Divulgação/Google)

Para começar a preencher um formulário, o usuário só precisará tocar no ícone no formato de um lápis, que vai aparecer assim que o PDF for aberto. A partir daí, todas as ferramentas comuns de edição estarão disponíveis. Entretanto, é importante ressaltar que formulários XMA e serviços de assinatura eletrônica (e-signature) não estão contemplados por esta atualização.

Segundo a Google, a função já vinha sendo disponibilizada gradualmente desde 22 de agosto, mas a visibilidade dela ainda não era possível para todos. A função, por padrão, está acionada dentro das configurações do Drive.

Fonte: G Suite Updates

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.