Google Assistente agora conta histórias infantis

Por Nathan Vieira | 08 de Outubro de 2019 às 14h36
Matheus Argentoni/Canaltech
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Nesta terça-feira (8), o Google Assistente traz novidades voltadas ao público infantil, com direito à reprodução gratuita de mais de 30 audiolivros com histórias infantis. A ação é resultado de uma parceria com os aplicativos UBook e 12min e os personagens do universo Zuzubalândia e Galinha Pintadinha.

Para ativar a nova função, é preciso apenas dizer "Ok, Google, conte uma história", mas se o usuário desejar ouvir um conto específico, é só dizer “Ok Google, me conte a história da Cinderela” ou "Ok Google, me conte a história da Rapunzel", por exemplo. Além disso, também é possível pausar, avançar ou retroceder a qualquer momento da experiência. Vale lembrar que os áudios têm entre 4 e 20 minutos de duração.

Dentre os 30 títulos disponíveis, há os clássicos contos de fadas, além de histórias envolvendo famosos personagens do folclore. João e Maria, dos Irmãos Grimm (12 min), Cinderela, dos Irmãos Grimm (12min), Um Dia de Praia, da Galinha Pintadinha, Iara, de Cristina Barcia (Ubook), Lobisomem, de Mariana Caltabiano, da Zuzubalândia e Os três porquinhos, de Joseph Jacobs (Ubook) são alguns exemplos.

Contos de fadas integram os títulos disponíveis, como Cinderela

Os pais precisam ter instalado o app do Google Play Livros (disponível para Android e iOS) em seus respectivos smartphones, mas as histórias também podem ser ouvidas nas caixas de som inteligentes com Google Assistente, como o Google Home. Com a permissão dos pais, menores de 13 anos também podem ter sua própria experiência personalizada no Assistente do Google ao fazer login com sua própria conta, fornecida pelo Family Link.

Além dessa nova função, o Google Assistente traz histórias interativas com desenhos do Cartoon Network. Para ativar, basta falar “Ok Google, falar com Gumball Medieval ” ou “Ok Google, falar com Ursos sem Curso". Outra novidade é um teste para saber qual é a Barbie mais parecida com a sua personalidade. Para desencadear esse recurso, é só falar: “Ok Google, falar com o Solzinho Ri Happy”, com direito acesso a outros jogos.

Basta dizer "Ok, Google, conte uma história" para ativar

"É muito gratificante poder contar com parceiros de altíssima relevância nacional, para oferecer, de forma gratuita, experiências inovadoras e conteúdos de extrema qualidade no Google Assistente. Eu espero que essas novidades possam tornar alguns momentos de diversão ainda mais especiais para todas as famílias brasileiras", afirma Walquiria Saad, líder de Parcerias de Produto para o Google Assistente no Brasil.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.