Gmail passa a ter ferramenta que sugere palavras para composição de e-mails
Por Wagner Wakka |

A Google está cheia de novidades nesta terça-feira (9), e um dos novos anúncios da gigante é um recurso chamado Smart Compose, para o Gmail. A ferramenta sugere palavras para o usuário enquanto uma mensagem é criada, e a novidade aqui é que agora o recurso tem total suporte ao português do Brasil, além de espanhol, italiano e francês.
O mecanismo funciona por machine learning, sendo que o mecanismo de inteligência artificial da Google consegue “prever” qual a próxima palavra que o usuário pretende digitar e já oferece uma opção.
Isso quer dizer que o sistema “lê” todos seus e-mails para sugerir palavras? Não. Segundo a Google, o Compose utiliza bilhões de frases comuns em um banco de dados externo. Contudo, ele pode propor uma resposta baseada no contexto da sua conversa, mantendo somente as sugestões para aquele conjunto de e-mails. Assim, a Google garante que o Compose “não consegue identificar o estilo de escrita do usuário”.
A proposta é tornar mais ágil a escrita, sobretudo para usuários em plataforma mobile. Ainda, a empresa garante que o sistema utiliza palavras e sugestões baseado em regras gramaticais, ou seja, para ajudar as pessoas a não fugirem da norma culta. O sistema também funciona com o G Suite, conjunto de ferramentas voltado a produtividade empresarial.
O Smart Compose deve ser adicionado ao Gmail automaticamente nas próximas semanas.