Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GitHub anuncia aplicativos oficiais para Android e iOS

Por| 14 de Novembro de 2019 às 18h20

Link copiado!

freeCodeCamp
freeCodeCamp

O GitHub está no mercado há tanto tempo e tem tantas funções disponíveis na plataforma que, às vezes, até esquecemos que ele não tinha uma coisa bastante básica: seu próprio aplicativo para smartphone. Não “tinha”, pois a empresa, que foi comprada pela Microsoft em 2018 por US$ 7,5 bilhões, anunciou a chegada de seu app oficial para iOS e Android durante evento realizado ontem (13).

A chegada dos apps oficiais para o repositório de softwares de código aberto pode soar como uma surpresa para muitos, mas a comunidade desenvolvedora nunca de fato estranhou a ausência deles na plataforma: convenhamos, embora seja possível escrever linhas de programação pelo smartphone, esse tipo de trabalho ainda é melhor conduzido em um desktop ou laptop. Talvez por isso, o app oficial do GitHub trará algumas funções mais essenciais de seu serviço, como responder a questionamentos dos usuários, ler relatos de bugs em softwares nele hospedados e assinalar funções e trabalhos para outros desenvolvedores direto do celular.

"O que mudou é que agora nós temos os recursos para fazer isso do jeito certo”, disse Kelly Stirman, vice-presidente de estratégia e marketing de produtos do GitHub. “Jeito certo”, segundo a executiva, significa que a plataforma não seguiu o caminho mais fácil: ao invés de pegar a navegação de seu site móvel (que sempre contou com uma interface amigável aos dispositivos de bolso), a empresa optou por criar experiências específicas dentro do aplicativo, como dispensar notificações deslizando o dedo na tela. São pequenos detalhes, mas que contam muito em favor da plataforma.

Continua após a publicidade

Outras novidades, que se integram aos apps em si, são as GitHub Actions, que permite que desenvolvedores determinem uma função de prioridade em relação a quais notificações e mensagens chegam a eles primeiro, além de executar, e não apenas hospedar, certos tipos de códigos pelo próprio GitHub. Finalmente, uma integração com o Slack permitirá que desenvolvedores que trabalham em um projeto se correspondam e marquem lembretes pelo aplicativo de chat e fluxo de trabalho.

Por enquanto, apenas a versão iOS do aplicativo oficial do GitHub está disponível, com um lançamento em beta. Ainda não há previsão para a chegada definitiva nem para seu lançamento no Android.

Fonte: Wired