Publicidade

Firefox vai voltar a ter suporte para todas as extensões no Android

Por  • Editado por Douglas Ciriaco |  • 

Compartilhe:
Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech
Tudo sobre Mozilla

O Firefox para Android vai voltar a ter suporte para extensões ainda este ano. Chamados no app da Mozilla de "Add-ons", os complementos incrementam as opções de ferramentas disponíveis no navegador e permitem que usuários adaptem o programa para as próprias necessidades.

O anúncio foi feito pela Mozilla no Add-ons Community Blog, portal de notícias para desenvolvedores de extensões. Segundo a organização, o suporte para o "ecossistema completo de extesões" vai ter data de lançamento revelada em setembro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Firefox para Android já tinha suporte para um pequeno conjunto de complementos, mas essa capacidade foi cortada em 2020, quando o app passou por uma repaginada. Agora que o app está num bom estado de refinamento, a Mozilla decidiu trazer a funcionalidade de volta.

"Há muito potencial criativo para desbloquear no setor do navegador mobile. A Mozilla deseja fornecer aos desenvolvedores o melhor suporte possível para que eles estejam equipados e capacitados para criar WebExtensions portáteis modernos", disse o diretor de engenharia do Firefox, Giorgio Natili.

O suporte aos add-ons no Firefox mobile será acompanhado por uma extensa documentação para amparar desenvolvedores nesse novo dispositivo. A papelada será composta pro guias, recursos e outras informações para "ajudar na transição para um ambiente gerenciado de vários processos, como o Android".

Mais informações em breve

Ainda não foi revelada uma data exata para a liberação dos add-ons, mas esse anúncio está perto de acontecer. Enquanto a novidade não é revelada, vale ficar atento às novidades do navegador, quem sabe ele não vira uma boa alternativa para o Chrome?