Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox Beta para Android libera instalação de qualquer extensão

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Outubro de 2022 às 17h41

Link copiado!

Reprodução/Mozilla
Reprodução/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

O Firefox Beta 107 para Android vai liberar a instalação de mais extensões no navegador. A ideia é oferecer uma experiência mais próxima dos computadores, nos quais é possível instalar complementos além dos pré-aprovados, como bloqueadores de anúncios, gerenciador de senhas, removedor de paywall de sites de notícias, entre outros.

O objetivo dos desenvolvedores é dar suporte ao uso de extensões personalizadas como no Firefox Nightly, uma versão de testes do navegador que oferece recursos em acesso antecipado. Expandir essa possibilidade para a versão Beta é melhor, já que esta tem menos bugs por estar mais próxima do lançamento final.

Com mais variedade de extensões, os usuários poderão tirar proveito de recursos antes indisponíveis para celulares. Vale lembrar que isso pode gerar alguns problemas de execução e falhas, afinal os complementos foram bloqueados pela Mozilla por algum motivo.

Continua após a publicidade

Para rodar corretamente, é necessário criar as chamadas "coleções de complementos personalizadas" no site da Mozilla, com uma seleção de extensões feitas manualmente. Uma conta Firefox deve ser criada para armazenar as informações e compartilhar a URL customizada.

Como instalar complementos extras no Firefox

Feito isso, é hora de ir para o celular. Como o recurso ainda não foi implantado nativamente, o usuário precisa de uma gambiarra para funcionar. Siga os passos a seguir:

  1. Vá até Configurações, no menu principal;
  2. Procure por "Sobre o Firefox Beta";
  3. Toque no logo do Firefox 5 vezes;
  4. Veja se a mensagem "Debug Menu enabled" aparece na tela.
Continua após a publicidade

Se aparecer, é só retornar para a guia de configurações e procurar pela seção "Avançado". Ali, você verá as Custom Add-on Collections, nas quais o usuário pode inserir o ID do proprietário da coleção e o nome desejado. Esse número de identificação é um número de seis dígitos que pode ser encontrado na URL da coleção criada por você ou por terceiros.

Feito isso, lá na área de Add-ons, o usuário poderá configurar quais extensões quer instalar no Firefox Beta para Android. Saiba que adicionar essa coleção de complementos vai remover tudo que já estava em funcionamento anteriormente. Se quiser usar os complementos antigos, será necessário adicioná-los à coleção personalizada — e tomar cuidado para não gerar nenhum conflito de funcionamento.

Como o recurso foi introduzido no Firefox Beta, pode não demorar muito para as coleções de complementos personalizados serem adicionadas ao canal de lançamento estável. O Firefox 107 deve ser a próxima versão a desembarcar nos celulares, com várias novidades além das extensões personalizadas.

Continua após a publicidade

Há pouco mais de duas semanas, a Mozilla lançou um recurso para proteger seu telefone de ligações indesejadas. Basicamente, quando estiver criando um cadastro, o usuário poderá informar o número de telefone “falso” no lugar do próprio e todas as mensagens encaminhadas àquela sequência chegarão numa caixa de entrada dedicada.