Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falso app de detecção do novo coronavírus é removido da Play Store

Por| 11 de Março de 2020 às 16h48

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

O aplicativo AC19, lançado oficialmente pelo governo iraniano no início de março com o objetivo de, supostamente, detectar e acompanhar as infecções da COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), foi removido da Play Store.

Fontes familiarizadas com as políticas da loja de apps disseram ao ZDNet que o AC19 foi retirado, provavelmente, por causa de suas alegações enganosas — ou seja, que ele poderia detectar COVID-19 em usuários, algo impossível através de um aplicativo. Até o momento, o Google não respondeu aos questionamentos.

Após seu lançamento, o Ministério da Saúde local pediu à população iraniana para instalá-lo em uma mensagem de texto. Vários usuários acusaram o governo do Irã de se aproveitar do surto do coronavírus para coletar dados pessoais dos cidadãos, já que o aplicativo coletava informações de localização geográfica e números telefônicos.

Continua após a publicidade

Um tweet, compartilhado no último dia 9 pelo Ministro da Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã, estima que o governo iraniano já coletou dados de mais de 4 milhões de pessoas com a ajuda do aplicativo.

Um dos principais argumentos da acusação vem da responsável pelo seu desenvolvimento, a Smart Land Strategy. Em outras ocasiões, a empresa já havia desenvolvido dois clones do Telegram, ambos removidos da Play Store por acusações de coleta secreta de dados. À imprensa, foi afirmado que os aplicativos foram feitos sob orientações do serviço de inteligência do Irã.

Continua após a publicidade

Embora a permissão seja realmente necessária para usar o app, não há qualquer comportamento malicioso ou spyware, segundo o pesquisador de malwares para Android da ESET, Lukas Stefanko.

Segundo o ZDNet, é bem provável que o Google esteja fazendo a repressão de conteúdos relacionados à COVID-19, assim como já acontece com YouTube, Facebook e serviços da Apple.

Mesmo fora da Play Store, o AC19 pode ser encontrado em um site dedicado e em lojas de apps não-oficiais.

Fonte: ZDNet