Publicidade

Facebook testa uso de até 5 perfis numa mesma conta

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Julho de 2022 às 09h40

Link copiado!

Unsplash/Solen Feyissa
Unsplash/Solen Feyissa
Tudo sobre Facebook

O Facebook testa permitir que uma única conta possa ter até cinco perfis diferentes. O novo experimento busca entender o interesse dos usuários em criar várias personas para se conectar com grupos específicos e separar melhor o feed.

A solução da rede social da Meta possibilita, por exemplo, que o usuário tenha um perfil para adicionar e interagir com familiares, um para amigos, outro para colegas de trabalho e, quem sabe, mais um para amigos mais íntimos. Nessa situação, o perfil principal ainda deveria existir (este, com nome e sobrenome), enquanto os demais podem ser identificados da forma que quiser.

Continua após a publicidade

Apesar de ter mais liberdade nos perfis adicionais, usuários ainda estão sujeitos às normas do Facebook: se passar por outra pessoa, por exemplo, pode render suspensão da conta — da conta inteira, vale ressaltar. Para o Facebook, a permanência dessa regra ajudará a combater a facilidade de criar perfis personalizados.

Melhor direcionamento de conteúdo

Para a plataforma, a criação de diferentes perfis não serve unicamente para facilitar a separação de conexões, mas também para incrementar o direcionamento de conteúdo. Uma pessoa com diferentes passatempos pode utilizar perfis diferentes para aproveitá-los, sem que isso interfira no seu feed tradicional e se misture com as publicações de amigos, familiares e colegas.

Um arquiteto com paixão por culinária, por exemplo, poderia ter um perfil dedicado ao seu trabalho, em que divulga projetos, segue perfis da área e conversa com clientes, enquanto em outro acompanha páginas com receitas e discute em grupos sobre cozinha.

Continua após a publicidade

Perfil principal terá funções exclusivas

Para não minimizar a importância do perfil principal, o Facebook manteve algumas funções exclusivas dessa persona. Algumas das funções ainda restritas são o gerenciamento de conta e o uso do Facebook Dating.