Facebook lança Hobbi, app de imagens e vídeos similar ao Pinterest

Por Rafael Arbulu | 14 de Fevereiro de 2020 às 17h00
(Imagem: Divulgação/Facebook)
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

O Facebook colocou no ar mais um aplicativo por meio de seu time “NPE” (sigla para “New Product Experimentation”, ou “Experimentação de Novos Produtos”, na tradução literal), estabelecido com o intuito de colocar projetos piloto no ar e medir a resposta do público rapidamente. Seu mais novo produto? (Mais) Um app de fotos e vídeos, chamado Hobbi.

Segundo a definição dada pela empresa, o Hobbi tem a serventia de documentar seus objetos pessoais e progressos em projetos “Faça-Você-Mesmo” (DIY). Pense assim: você está fazendo um vaso na argila, ao melhor estilo do filme Ghost. O Hobbi seria um app que documentaria todo o seu progresso, marcando a sua evolução.

(Imagem: Divulgação/Facebook)

O app age de forma bastante similar ao Pinterest, salvo a diferença de que o app do Facebook preza pela organização de fotos dos seus projetos em coleções tematizadas, marcando o seu progresso conforme você evolui com o projeto. Ironicamente, em uma ação bem “não Facebook”, o Hobbi não tem quase nenhum elemento de redes sociais, a não ser pela possibilidade de compartilhar vídeos de destaque do que você salvar nele e as opções de edição são pouco numerosas se comparado com outros apps similares, como o Instagram, que também pertence ao Facebook. Ainda citando o Pinterest, porém, o site The Information notou que as suas ações caíram um pouco com o anúncio do Hobbi.

Entretanto, o novo app nem saiu do forno e já conta com um concorrente forte — um que, aliás, foi lançado antes, ainda que com uma premissa diferente: o Tangi, disponibilizado pela incubadora Area 120, do Google, também traz um foco nesse conteúdo DIY, com a diferença que ele prefere agir por meio de gravar e compartilhar vídeos curtos e cenografia digital (filtros, por exemplo), a la TikTok. São abordagens diferentes, claro, mas o foco no público mais criativo pode indicar um nicho a ser explorado.

(Imagem: Divulgação/Facebook)

O Hobbi é o quarto aplicativo lançado pelo Facebook via NPE: em novembro de 2019, a equipe experimental lançou o Bump e o Aux, respectivamente, um software de chat e um aplicativo de música social. Antes disso, veio o Whale, um editor de memes. Foi o primeiro projeto do NPE, mas já desativado.

Atualmente, o Hobbi está disponível apenas para usuários no iOS, em países como Colômbia, Bélgica, Espanha e Ucrânia.

Fonte: The Information

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.