Publicidade

Facebook lança ferramenta destinada a informar usuários sobre saúde

Por| 29 de Outubro de 2019 às 18h40

Link copiado!

Unsplash
Unsplash
Tudo sobre Facebook

Na última segunda-feira (28), o Facebook anunciou por meio do Newsroom - blog dedicado a notícias da empresa — uma nova ferramenta chamada Preventive Health, destinada a levar seus usuários a fazer exames regulares e conectá-los aos prestadores de serviços.O responsável por esse serviço é o Dr. Freddy Abnousi, chefe da pesquisa em saúde do próprio Facebook.

Acontece que a empresa em questão está desenvolvendo uma série de avisos digitais que incentivarão os usuários a fazer uma bateria padrão de testes importantes para garantir a saúde de populações de uma certa idade. O foco inicial está nas duas principais causas de morte nos EUA: doenças cardíacas e câncer — junto com a gripe, que afeta milhões de americanos a cada ano. “As doenças cardíacas são as principais causas de morte de homens e mulheres em todo o mundo e, em muitos casos, são 100% evitáveis. Ao incorporar lembretes de prevenção nas plataformas que as pessoas acessam todos os dias, estamos dando às pessoas as ferramentas necessárias para serem proativas com relação à saúde do coração”, afirma o Dr. Richard Kovacs, presidente do Colégio Americano de Cardiologia (com quem o Facebook está formando parceria nessa iniciativa), em comunicado.

É importante lembrar que a ferramenta está disponível apenas nos Estados Unidos, por enquanto. Não há previsão de quando (ou mesmo se) a Preventive Health chega no Brasil. Mas os usuários norte-americanos já conseguem acessar o recurso desde já para descobrir quais exames são recomendados pelas organizações parceiras da empresa com base na idade e no sexo. A ferramenta ainda permite que os usuários do Facebook marquem quando os exames forem concluídos, definam lembretes para agendar exames futuros e informem as pessoas em suas redes sociais sobre a ferramenta.

Continua após a publicidade

O Facebook até direciona os usuários para lugares onde possam realizar os exames. Entretanto, em meio a um histórico verdadeiramente polêmico em torno de privacidade, a gigante das redes sociais garante aos usuários em potencial que não vai armazenar os resultados de qualquer exame que for feito.

“A saúde é particularmente pessoal, por isso levamos em consideração a privacidade e a segurança desde o início. Por exemplo, a Preventive Health permite definir lembretes para seus exames futuros e marcá-los como concluídos, mas não fornece a nós, nem às organizações de saúde com as quais trabalhamos, acesso aos resultados reais dos testes”, escreve a empresa durante o anúncio do novo recurso.

A empresa defende que as pessoas também podem usar a nova ferramenta de saúde para encontrar locais que administram vacinas contra a gripe.

Continua após a publicidade

Fonte: Facebook Newsroom via Tech Crunch