Facebook ganha 'experiência de Instagram' para curtidas e novos posts
Por João Melo |

O Facebook anunciou, nesta terça-feira (9), uma série de mudanças no feed, na navegação e também na interface de posts da plataforma. As novidades tornam a experiência na rede social ainda mais semelhante à encontrada no Instagram.
- Meta vai proteger criações autorais de Reels no Facebook; entenda
- Por que o Facebook ainda é popular entre algumas faixas etárias? Entenda
De acordo com a rede social da Meta, o objetivo é que as melhorias ajudem a simplificar a interação com os conteúdos, facilitando a conexão com outros usuários e assuntos de interesse dentro da plataforma.
“Essas melhorias são apenas o começo para tornar o Facebook menos confuso e mais fácil de usar, para que você possa se concentrar nas pessoas e nos interesses que mais importam”, destacou a rede social ao anunciar as novidades.
Duas das alterações que mais chamaram atenção referem-se à interface de posts em diferentes formatos e aos novos recursos de exibição e curtidas das publicações do feed — ambos com design parecido com o do Instagram.
Novidades no feed, menu e área de pesquisa
Agora, quando um usuário realizar uma publicação com várias fotos, elas serão exibidas em uma grade padronizada no feed do Facebook. Outra novidade é a possibilidade de curtir as fotos ao tocar duas vezes na tela.
A área de pesquisa foi repaginada, com um layout em que é possível visualizar diversos conteúdos no formato de grade e, ao clicar em determinada publicação, deslizar a tela para navegar entre os posts — algo muito parecido com a aba "Explorar" do Instagram.
Também merece destaque o novo menu da rede social, que em breve passará a mostrar, no lado esquerdo da tela, botões para acessar recursos como Reels, Grupos, itens salvos, Marketplace e outras áreas.
Feedback sobre publicações
A plataforma passa a permitir que os usuários deem feedback sobre por que uma publicação específica não os agradou, com o intuito de que o algoritmo da rede social seja personalizado e entregue conteúdos mais alinhados com os interesses da pessoa.
O Facebook destacou ainda que, nos próximos meses, devem ser implementadas novas formas de fornecer feedback sobre publicações.
Nova interface de publicação
A área de publicação de conteúdos no Facebook passa a contar com ferramentas como adicionar música, marcar amigos e selecionar várias fotos da galeria de uma só vez. Junto a esses recursos, a interface também exibe, em destaque, configurações de público e opções de compartilhamento em várias plataformas.
Conexões de acordo com interesses em comum
O Facebook também está facilitando a conexão entre usuários com interesses e gostos em comum. Essas sugestões podem ser baseadas em locais onde a pessoa mora e trabalha, quais séries e álbuns está consumindo e até mesmo hobbies.
Os usuários podem escolher quem pode acessar cada área do perfil, bem como decidir se desejam ou não compartilhar atualizações sobre gostos e interesses no feed.
Leia mais:
- Quem é Mark Zuckerberg? Conheça a trajetória do criador do Facebook
- Tem como acessar o Facebook sem digitar a senha? Conheça uma alternativa
- Como saber se uma pessoa excluiu ou desativou o Facebook
VÍDEO: O que deu ERRADO com o Metaverso do Facebook (Meta)?